7 vegetais que só devem ser comidos cozidos



Os vegetais são alimentos essenciais para uma alimentação saudável, capazes até de curar doenças. Esses alimentos fazem parte da comida brasileira de diversas formas, sejam incorporados em pratos ou em saladas simples.

Porém, existem a lista de quais vegetais devem ser comidos cozidos apenas. O motivo? Alguns deles necessitam que sua estrutura celular seja rompida para que se tornem mais saudáveis. Outros, precisam neutralizar enzimas que podem causar problemas digestivos e que sejam removidas substâncias anti-nutrientes que poderiam impedir a assimilação de vitaminas e minerais pelo corpo, fora as bactérias comuns que são potencialmente nocivas.

Mas afinal, quais são os vegetais que devem ser comidos cozidos apenas?

1.      Cenoura

A cenoura é um vegetal rico em vitamina A, mas para que os carotenoides que a ativam sejam liberados, ela precisa ser cozida. Além disso, o cozimento ativa outros elementos como cálcio, fósforo e potássio.

2.      Batata

A batata quando está crua pode ter alta concentração de solanina uma toxina superperigosa. Além disso, o amido na batata pode causar problemas gastrointestinais como gases e constipação.

3.      Tomate

Quais 7 vegetais devem ser comidos cozidos apenas?

Sabemos que muitas pessoas têm o hábito de consumir essa frutinha crua, não é? Muita gente não sabe, mas o tomate está na lista de quais vegetais devem ser comidos cozidos. Porém, se você quiser aproveitar o licopeno que tomate oferece, a melhor forma de consumi-lo é cozido. Esse antioxidante é melhor liberado durante o cozimento.

4.      Abóbora

A abóbora possui betacaroteno em grandes quantidades, que é um antioxidante muito importante por ser uma das formas de se obter vitamina A. O betacaroteno torna a pele saudável, protege a visão, ossos, imunidade e a saúde de cabelos e unhas. Por esse motivo, a abóbora faz parte da lista de quais vegetais devem ser comidos cozidos, pois assim é facilitada a absorção da vitamina A.

5.      Aspargos

Mesmo caso de outros vegetais, o aspargo possui antioxidantes que só são ativados durante o cozimento. Com eles, é possível proteger as células do corpo contra o seu envelhecimento precoce, além de contribuir na prevenção de doenças degenerativas.

6.      Cogumelos

Cozinhar os cogumelos torna eles mais fáceis para a digestão e absorção de seus nutrientes pelo nosso corpo, e de quebra ainda evidencia os níveis de potássio disponíveis, assim como em outros vegetais, o seu cozimento possibilita um consumo maior de antioxidantes que se fosse consumido cru.

7.      Espinafre

Quais 7 vegetais devem ser comidos cozidos apenas?

O cozimento do espinafre aumenta seus níveis de vitamina A, C e E, ácido fólico, niacina, proteínas, fibras, ferro, cálcio, zinco, tiamina, e importantes carotenoides como luteína, beta caroteno e zeaxatina. Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? Ainda tem dúvidas que um rápido cozimento nesse vegetal o torna bem mais saudável?

Alguns alimentos dessa lista podem ser consumidos crus, porém, alguns vegetais devem ser comidos cozidos, seja por questões de higiene ou absorção de nutrientes. Coloque-os em receitas ou saladas cozidas, invente e mude sua rotina com mais saúde e disposição.

Esses vegetais podem ser grandes aliados na cura de doenças ou para quem quer levar uma vida mais saudável. Além de serem cozidos para o consumo direto, é possível conservá-los para consumo mais tardio ou para quem tem uma rotina corrida, sem tempo para cozinhar todos os dias. O importante é não ter desculpas para adaptar sua alimentação. Os vegetais devem ser sempre priorizados pois são fonte de vida.

Pode parecer história inventada, mas são inegáveis todos os benefícios que esses alimentos trazem quando inseridos no nosso cardápio. Eles são amigos da alimentação, da dieta e principalmente da nossa saúde. Ofereça sempre o melhor para sua família e principalmente para você mesmo.

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