Por que você precisa fazer alongamentos toda manhã



A vida moderna exige muito de nós diariamente e os níveis de estresse e necessidades de dedicação a tarefas está cada vez maior.

Isso interfere diretamente em nosso bem estar e saúde, podendo inclusive provocar problemas que podem demandar muito esforço para suas soluções.

Neste artigo vamos abordar porque é importante fazer alongamentos toda manhã, visando superar os desafios cotidianos e auxiliar a se preparar para não comprometer a saúde física e mental.

Por que você precisa fazer alongamentos toda manhã

Porque devemos fazer alongamentos toda manhã?

Ao fazer alongamentos toda manhã estamos cuidando e preparando nossos músculos para superar os desafios diários, com mais disposição para seguir nossa rotina do dia a dia.

Fazer alongamentos toda manhã auxilia a um despertar mais ativo, deixando a preguiça de lado e fazendo com que a nossa produção durante o dia seja maior, provocando um relaxamento do corpo e da mente.

O alongamento permite que os músculos se ajustem a sua capacidade flexível e natural, com o melhor aproveitamento de nossos movimentos, evitando lesões e mal estar.

Detalhando os benefícios

Ao fazer alongamentos toda manhã traz uma bem estar maior, e tem vários componentes que são identificados, ao serem realizados, como:

  • Ativa a circulação;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aumenta a flexibilidade corporal;
  • Diminui a sensação de fadiga.

E como já mencionado anteriormente melhora a disposição, reduz os incômodos musculares e relaxa a pessoa.

Como fazer alongamentos toda manhã de forma correta

Por que você precisa fazer alongamentos toda manhã

É necessário seguir alguns cuidados ao fazer alongamentos toda manhã para que eles possam trazer benefícios corretos e não causar um efeito contrário.

Um alongamento adequado deve levar em conta, não só a parte muscular, mas uma harmonia de movimentos de todo o corpo, sendo assim, é importante cuidar de forma correta da respiração e mantendo movimentos suaves e que permitam ser prazerosos.

Devem ser executados em curta duração, no máximo em 30 segundos cada e de maneira bem cadenciada e tranquila, visando evitar lesões.

Alongamentos não estão relacionados a limitações de idade ou de condições físicas, mas sim de serem feitos de acordo com os limites de cada pessoa, para proporcionar os melhores resultados.

Ao realizar alongamentos como rotina e possível avaliar a evolução do corpo e o alcance de extensões que antes não eram possíveis, demonstrando que o corpo está reagindo de forma positiva a esses impulsos.

A importância de fazer alongamentos

O alongamento é um exercício físico como qualquer outro e não somente algo acessório a uma atividade física tradicional de impacto ou competitiva.

Dessa maneira o alongamento deve ser encarado com a maior seriedade e serve para a melhoria e preparação do corpo para as demais atividades que se irá desenvolver.

Alongamentos devem ser realizados antes e depois das atividades físicas, visando permitir que a musculatura e a flexibilidade do corpo possam ser melhor aproveitadas e sem riscos.

Isso se aplica a qualquer alongamento, inclusive para aqueles realizados ao acordar e mesmo que em condições de repouso, pois permite que o corpo desperte de forma completa e funciona como um aquecimento preliminar para as atividades diárias.

Alongamentos servem inclusive para enviar estímulos cerebrais e despertar a consciência diária para um melhor aproveitamento pessoal.

Fazer alongamentos antes de se levantar auxiliam a um despertar com mais energia e equilíbrio mental e muscular, melhorando o corpo de maneira geral, diminuindo a sensação de cansaço, melhorando a parte circulatória e aumentando a energia pessoal.

Considerações finais

Neste artigo pudemos destacar os benefícios de se fazer alongamentos toda manhã.

Para quem já realiza atividades físicas habituais os alongamentos já fazem parte de sua rotina de preparação, para evitar desgastes e lesões, porém alongamentos ao despertar também são bastante importantes pelo mesmo motivo.

Mantenha uma rotina de alongamentos ao acordar e perceba como a qualidade de seus dias será muito melhor.