Por que praticar tai chi chuan? Conheça 4 benefícios



Você conhece ou já pensou em praticar tai chi chuan? Já ouviu falar sobre essa prática? Nesse artigo falaremos tudo sobre tai chi chuan, como é praticado e também falaremos sobre por que praticar tai chi chuan.

Por que praticar tai chi chuan Conheça 4 benefícios

Tai chi chuan

O tai chi chuan (também chamado de Taiji Quan) é uma arte marcial chinesa reconhecida também como forma de meditar em movimento.

Os cinco elementos da natureza e aspectos como a relação de yin e yang, Livro das Mutações, Oito Trigramas (ba gua) e Dao De Jung de Lao Zi são algumas das bases e referências teóricas principais para entendimento de fundamentos de tai chi chuan.

Essa arte é atualmente é praticada no mundo todo. Tornou-se apreciada no Ocidente, principalmente, pela sua relação com o ato da meditação e a promoção da saúde, favorecendo tranquilidade e equilíbrio aos que vivem em cidades grandes.

Os criadores de tai chi chuan basearam-se na observação da natureza, dos animais, mais especificamente, estudaram os princípios da interação entre vários elementos naturais.

Assim, o conhecimento dessses elementos e de como atuam dentro de nós são estudados pela medicina tradicional chinesa.

Trata-se então uma uma fonte efetiva de energia que está presente em nosso interior, na região corporal chamada de dantian médio.

Por que praticar tai chi chuan Conheça 4 benefícios

Movimentos de tai chi chuan

Os movimentos de tai chi chuan foram criados há centenas de anos por famílias chinesas, ensinados e transmitidos de pai para o filho. Um dos estilos mais praticados é o da Família Yang, que engloba 108 movimentos. É possível aprender o estilo Yang com 13 movimentos e pode se aumentar para 24.

Quando já estiver dominando algumas formas, se passa para os 49 movimentos, onde as posições são mais incorporadas. Assim que o praticante estiver dominando essa forma, é possível praticar 108 movimentos, a fase completa que leva até 45 minutos de prática do início ao fim.

É impossível praticar 108 movimentos sem ter determinação e foco. Nada pode distrair quem estiver praticando, pois atrapalha o desenvolvimento correto da prática e pode até machucar o indivíduo.

Há alguns movimentos interessantes da prática tai chi chuan. São eles:

Ye Ma Fen Zong: acariciar a crina do cavalo;

Shou Hui Pipa: tocar harpa;

Bai He Liang Chi: a garça-branca abre as asas;

Dao Nian Hou: recuar e repelir o macaco;

Zuo Xia Shi: a serpente ;

Yun Shou: acariciar as nuvens;

Lan Que Wei: alisar a cauda do pássaro.

Por que praticar tai chi chuan?

Abaixo, listamos os maiores benefícios de por que praticar tai chi chuan. Confira:

1.      Aumenta o equilíbrio

Um dos motivos de por que praticar tai chi chuan é que pode ajudar a aumentar o equilíbrio. Ao passar o peso de um membro para o outro, a prática ajuda a aumentar a capacidade de reconhecer a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Ao colocar você em posições desafiadoras, o tai chi chuan também ajuda a aumentar a sua confiança e assim diminui o risco de quedas.

2.      Reduz a pressão sanguínea

Um dos motivos de por que praticar tai chi chuan é que ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Há diversos fatores que influenciam no aumento da pressão, assim como hormônios e substâncias liberadas pelo estresse, e o tai chi chuan ajuda a combater e regularizar a pressão sanguínea, até mesmo reduzir os níveis de insulina, colesterol e triglicerídeos.

3.      Melhora da flexibilidade, força física e coordenação motora

Um dos benefícios de por que praticar tai chi chuan é que assim como a ioga, essa prática trabalha com os movimentos nada usuais diariamente, o que significa que o corpo é desafiado a toda hora, tendo a sua capacidade aumentada progressivamente com a prática contínua.

4.      Alivia a ansiedade

Um dos principais motivos de por que praticar tai chi chuan é que promove a concentração, equilíbrio, relaxamento de todos os músculos e a respiração correta, sendo assim, é uma das melhores opções para quem sofre com a ansiedade. De forma equivalente, a prática de tai chi chuan também trouxe benefícios no tratamento de insônias e a perda de peso.

Gostou do artigo sobre tai chi chuan? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário