Por que limão ajuda a emagrecer?



Neste artigo, esclareceremos por que o limão ajuda a emagrecer e apresentaremos algumas das propriedades terapêuticas que essa fruta tem a oferecer ao organismo. Vamos lá?

O limão com certeza está na lista das frutas mais consumidas do Brasil, principalmente devido à variedade de formas que ele pode ser utilizado no dia a dia. Suco, chá (em folhas ou casca), tempero e ingrediente para diferentes preparos na cozinha, o limão assume varias tarefas.

Contudo, por causa do seu forte sabor azedo, muitas pessoas tendem a ignorar seu valor nutricional e desconhecem seus inúmeros benefícios para a saúde do organismo. Além disso, o limão está começando a levantar debates sobre a capacidade que essa ele tem de ajudar no emagrecimento. Será que isso é verdade ou mito?

Limão ajuda a emagrecer?

Por que limão ajuda a emagrecer..

Sim, o limão contém uma grande quantidade de ácido cítrico que ajuda no emagrecimento, pois ele atua como um adstringente, dissolvendo as toxinas e as gorduras corporais. Mas não se assuste: apesar de o limão ter um caráter ácido, ele se torna básico no organismo e ajuda a reduzir o pH do sangue. Essa ação desintoxicante tira o inchaço abdominal e aumenta a sensação de saciedade, que faz com que você sinta menos fome.É por isso que o limão ajuda a emagrecer.

Além disso, o limão ajuda a limpar o paladar e tira a vontade de comer comidas muito doces, que podem engordar.

Os benefícios que o limão traz para a saúde

Além do fato de o limão ajuda a emagrecer, as vantagens que o consumo dessa fruta apresentam para a saúde do organismo vão muito além:

  • O limão ajuda a prevenir contra doenças cardiovasculares, reduz a pressão sanguínea e faz uma dilatação correta dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de ter colesterol;
  • Ajuda a melhorar o sistema imunológico com a sua forte composição de vitamina C;
  • Estudos comprovaram que o consumo do limão pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como o de boca, mama, pele e estômago. Isso acontece devido aos limonoides presentes na composição da fruta;
  • A vitamina C do limão ajuda a combater os radicais livres, que danificam as células saudáveis e causam inflamações no organismo;
  • O consumo do limão é ótimo para melhorar a digestão e aliviar os sintomas da constipação;
  • O limão é composto por flavonoides, que apresentam ação de antibiótico no organismo e ajudam a combater infecções;
  • Estudos comprovaram que o limão também pode ser excelente para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a catarata e ainda melhorando o fluxo sanguíneo da área ocular.

Limão ajuda a emagrecer: aprenda como incluí-lo na sua dieta

Por que limão ajuda a emagrecer

Agora que já explicamos o porquê de o limão ajudar a emagrecer e sobre as vantagens que ele pode trazer para a saúde, vamos ensinar como incluir essa fruta na dieta na maneira certa.

A forma correta de consumir o limão e se beneficiar de todas as propriedades que a fruta tem a oferecer à saúde do nosso organismo é bem simples: esprema a metade de um limão em um copo de água morna e beba logo em seguida. Não adicione açúcar. Você deve fazer isso logo quando acordar, ainda em jejum, cerca de meia hora antes de tomar o seu café da manhã. Isso irá fazer uma limpeza no seu intestino, retirando o excesso de gordura que pode estar acumulada.

Você também pode optar por tomar o limão antes das refeições principais, mas, neste caso, a mistura deve ser com água gelada, uma vez que ela fará que com que o corpo tenha mais trabalho para aquecê-la, queimando uma quantidade maior de calorias no processo, o que também ajuda no emagrecimento.

O que achou sobre conhecer os benefícios do limão para a saúde e como incluí-lo na dieta para conseguir emagrecer? Deixe seu comentário e até a próxima.