Por que consumir magnésio e quais os alimentos mais ricos nessa substância?



O segredo de uma vida feliz, com saúde e bem-estar é simples: manter uma alimentação saudável e equilibrada em nutrientes. Hoje em dia é comum se empanturrar de fast-foods e comidas industrializadas que em nada acrescentam para nosso corpo além de calorias, e na correria vamos esquecendo da nossa saúde e das necessidades do nosso corpo. Nosso organismo pede por nutrientes e vitaminas a todo tempo, e sabemos que conseguir ter uma alimentação equilibrada não é tal difícil.

Então dentre todos os nutrientes e vitaminas que vemos, por que consumir magnésio é extremamente importante para nossa saúde e onde podemos o encontrar? A resposta é simples: ele é carregado de benefícios que nos promovem uma maior saúde e qualidade de vida. Quer saber quais são eles? Confira logo abaixo os melhores benefícios que obtemos quando consumimos o magnésio de forma saudável e equilibrada, e também alertas sobre a deficiência e a quantidade necessária para consumo.

Por que consumir magnésio e quais os alimentos mais ricos nessa substância?

Benefícios vitais

Por que consumir magnésio? Não se preocupe, o motivo é simples! Esse nutriente promove inúmeros benefícios para nosso organismo. Eles se fazem presentes: na saúde cardiovascular, um ponto forte é na saúde óssea onde reforça a estrutura dos ossos, uma digestão mais funcional, diminuição dos níveis de açúcar, uma melhor saúde mental e nervosa, aumenta a produção do colágeno, proporciona melhores noites de sono, auxilia na perda de peso e também no ganho de massa muscular, e ainda durante uma gravidez. Além de reduzir os riscos de osteoporose que pode se introduzir durante a gestação, o magnésio promove uma maior tolerância a dor, que auxilia a um parto mais tranquilo e confortável.

A lista dos benefícios é enorme, existem diversos bons motivos respondendo o por que consumir magnésio, o que vai faltar é uma desculpa plausível para ir contra todas essas vantagens!

O que causa a deficiência de magnésio?

Como deve haver um equilíbrio, a dose recomendada para um ser humano adulto está entre 310 mg e 420 mg por dia. A falta do nutriente pode causar dentre outros fatores, a alteração do sistema nervoso, como depressão, tremores e insônia, insuficiência cardíaca, osteoporose, pressão alta, diabetes, insônia, cãibras, falta de apetite, sonolência e falta de memória. Esses são bons motivos para se evitar e sobre o por que consumir magnésio.

Por que consumir magnésio e quais os alimentos mais ricos nessa substância?

Onde posso encontrar?

Um dos motivos que devemos considerar sobre por que consumir o magnésio está na variedade de alimentos saborosos em que ele se encontra. As fontes naturais mais ricas que encontramos de magnésio estão nas sementes de abobora, na castanha-do-pará, semente de linhaça, castanha de caju, e nas oleaginosas, como as amêndoas e o amendoim. Porém, podem encontrar em grandes quantidades na banana, aveia, espinafre. Também temos o leite, iogurte, chocolate amargo, figo, abacate e feijão são outras fontes em que encontramos o nutriente, mas em menor quantidade. O importante é sempre comer esses alimentos de maneira equilibrada e junto a uma outra variedade, gerando assim uma alimentação sem deficiências ou exageros para nosso organismo.

A deficiência de magnésio no sangue não é tão fácil de ser percebida, e se houver, a suplementação só deve ser usada quando indicada e acompanhada por um medico e/ou nutricionista, e em caso de gestantes a suplementação deve ser interrompida na 35° semana para não haver complicações na gestação, mas como dito antes, sempre procure um especialista de confiança para orientar quanto o tratamento.

Possui alguma duvida sobre por que consumir magnésio? E você? Sabe de mais algum benefício ou fonte do nutriente que não citamos aqui? Comente logo abaixo para que possamos responder sua duvida e enriquecer ainda mais nossa discussão. Até o próximo texto!