Por que consumir batata doce?



Você gosta de batata doce? Sabe quais os benefícios que ela pode trazer a você e quais tipos existem? Nesse artigo falaremos tudo sobre por que consumir batata doce.

Por que consumir batata doce?

A batata doce

Conhecida também como batata-da-terra é uma planta da mesma ordem que a batata, tomate e das pimentas. A sua origem vem dos Andes e se dispersou pelos trópicos e subtrópicos do mundo todo.

O seu nome está relacionado ao gosto doce de seu tubérculo comestível. As batatas doces podem ser consumidas assadas, como purê, cozida no vapor ou podem até mesmo serem grelhada. Além disso, elas podem ser adicionadas em ensopados e sopas ou em cima de folhas verdes e até doces.

Tipos de batata doce

Há quatro tipos de batatas doces, elas são:

  • Branca: possui sabor tão doce e uma polpa bem seca, conhecida como terra nova ou angola;
  • Roxa: possui casca e polpa na cor roxa, é a mais consumida pelo aroma e sabor que são marcantes, e também é utilizada para o preparo de receitas doces;
  • Amarela: assim como a batata doce branca, ela possui uma polpa mais seca, mas o seu sabor é mais adocicado;
  • Avermelhada: essa variedade de batata doce é mais popular no nordeste, possui uma casca parda e uma poupa amarela, com veios roxos ou até mesmo avermelhados.

Por que consumir batata doce?

Os motivos de por que consumir batata doce são:

Fornece energia

Um dos motivos de por que consumir batata doce é que ela fornece energia e é ideal para quem pratica atividades físicas, pois ajuda a adquirir músculos. Além disso, a batata doce pode ser consumida para a ressíntese de glicogênio muscular.

Rica em potássio

A batata doce é um alimento rico em potássio, um dos eletrólitos mais importantes que ajudam a regular os sinais de pulsação nervosa. O potássio possui diversas funções essenciais, assim como as contrações musculares relaxantes, protege e controla as atividades dos rins e reduz o inchaço.

Possui ferro

Por que consumir batata doce?

Outro dos motivos de por que consumir batata doce é que ela possui grande quantidade de ferro que tem funções essenciais em nosso corpo assim como as células brancas do sangue, metabolização de proteínas, melhorar o funcionamento do sistema imunológico e oferecer resistência ao estresse.

Previne doenças inflamatórias crônicas

A batata doce é rica em beta-criptoxantina o que ajuda a prevenir doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide. Estudos descobriram que àqueles que consumiam alimentos que ricos em beta-criptoxantina foram 50% menos propensos a desenvolver artrite reumatoide.

Anti-inflamatório

Um dos motivos de por que consumir batata doce é que ela possui propriedades anti-inflamatórias graças à vitamina B6, vitamina C, beta-caroteno e manganês que está presente nela e é essencial para curar inflamações tanto externas quanto internas.

Controle do colesterol

A batata doce é um alimento que possui uma boa fonte de fibras solúveis, incluindo a pectina, que auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue, ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares assim como derrames, infartos, entre outras complicações.

Favorece o emagrecimento

Outro  por que consumir batata doce é o de ela favorecer o emagrecimento por conta das suas fibras que garantem a saciedade, o que ajuda a reduzir a quantidade de alimentos consumidos durante o dia.

Ajuda a prevenir a prisão de ventre

A batata doce possui fibras que ajudam a prevenir a prisão de ventre e a acidez. Além disso, ela também auxilia a reduzir a possibilidade de ulceras, pois a vitamina C, as vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e betacaroteno auxiliam na sua cura.

Ajuda a reforçar a imunidade

Um dos motivos de por que consumir batata doce é que ela auxilia a reforçar a imunidade por ser rica em agentes antioxidantes, deixando o nosso organismo livre de resfriados e gripes comuns com a mudança do tempo, fazendo com que as ações de microrganismos não agridam o nosso sistema imunológico.

Possui açúcar saudável

A batata doce possui açúcar saudável e um sabor doce natural, os seus açúcares são liberados aos poucos na corrente sanguínea assegurando uma fonte equilibrada de energia evitando o cansaço e o ganho de peso.

Gostou do artigo sobre o porquê você deve consumir batata doce? Deixe o seu comentário na sequência e continue acompanhando o nosso blog!