Ovo não prejudica o coração. Saiba por quê!



Você que consome ovo já deve ter escutado alguém dizendo que esse tipo de alimento pode prejudicar o coração. Mas sabia que isso não é verdade? Neste artigo falaremos tudo sobre o ovo, seus benefícios e sobre o porquê que o ovo não prejudica o coração.

O ovo

O ovo é um alimento de origem animal de várias espécies, assim como peixes, aves, anfíbios e répteis. Os ovos são consumidos por humanos há milhares de anos, especialmente os de galinha, seguidos dos de pata, codorna, além de ovas de peixes (caviar). A estrutura do ovo é basicamente casca, clara e gema, e pode ser consumido cozido ou frito.

Ovo não prejudica o coração. Saiba por quê!

Ovo não prejudica o coração

O ovo é um alimento muito polêmico. Vários estudos dizem que ele ajuda a saúde enquanto outros dizem que pode prejudicar a saúde. Atualmente, cientistas realizaram uma nova pesquisa para descobrir se o ovo realmente é bom ou ruim para a nossa saúde e foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

Em três meses, participantes que desejavam manter o peso corporal foram divididos em dois grupos: metade foi designada a realizar uma dieta com 12 ovos por semana enquanto a outra metade consumia menos de dois ovos, também por semana. Após 90 dias, os pesquisadores analisaram os participantes e concluíram que não ocorreu nenhuma diferença nos marcadores de risco cardiovascular. Sendo que ambos os grupos ingeriam as mesmas quantidades de macronutrientes.

Para aprofundar mais o estudo, os voluntários mudaram a sua meta e deram início a uma dieta de emagrecimento. Os grupos continuaram separados entre o alto e baixo consumo de ovos e seguiram o cardápio por mais três meses. Depois de seis meses, os médicos acompanharam os voluntários e, ao completar um ano desde o início do consumo controlado de ovos, novos exames foram realizados para comparar a saúde dos participantes.

Os dados apontaram que os grupos não apresentaram alterações adversas nos marcadores de risco cardiovascular e a perda de peso foi equivalente, independentemente da quantidade de ovos que foram ingeridos. Ou seja, o consumo diário de ovo não prejudica o coração nem o peso corporal.

O consumo do ovo não prejudica o coração, pois esse alimento auxilia na melhora da qualidade do colesterol que é produzido pelo fígado. Os ovos aumentam o colesterol bom e diminuem o colesterol mau.

Um estudo diz que o consumo de três ovos inteiros por dia reduz a resistência à insulina, aumenta o HDL e diminui o LDL em homens e mulheres com síndrome metabólica. Diversos estudos internacionais analisaram os efeitos do consumo de ovos, e o resultado foi que o ovo não prejudica o coração, ou seja, não houve associação entre os dois.

Ovo não prejudica o coração. Saiba por quê!

Os benefícios do ovo

Muitas pessoas taxam o ovo como um alimento-vilão, mas isso não pode ser levado a sério. O ovo é um alimento bastante nutritivo, uma vez que são ricos em minerais, proteínas, boas gorduras e diversos outros nutrientes, como as vitaminas A, B2, B5 e B12 e o selênio.

O ovo também contém pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais necessários para o corpo humano, como o ferro, zinco, cálcio, potássio, folato, vitamina E, manganês, entre outros. Um ovo grande contém 77 calorias, 6 g de proteína, 5 g de gordura e traços de carboidratos.

Outro benefício do ovo é que ele auxilia no controle do peso corporal por serem low carb – ou seja, com baixo carboidrato. Ainda contribui para a saciedade e, por esse motivo, não é surpreendente encontrar estudos relacionados a comer ovos no café da manhã que podem levar a perda de gordura.

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