O que são os probióticos? Qual sua importância?



Quando ouvimos falar em bactérias, sempre pensamos nas doenças que podem transmitir. Porém, existem bactérias que podem ser grandes aliadas da saúde e do corpo, melhorando o trânsito intestinal. Estamos falando dos probióticos. Quer ver tudo sobre o assunto? É só acompanhar o post de hoje, a seguir. Vamos lá?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os probióticos são organismos vivos que, quando administrados de maneira correta e em quantidades adequadas, pode oferecer benefícios ao seu hospedeiro. É importante que você tenha em mente que os probióticos são alimentos e não remédios, pois servem para o funcionamento normal do intestino e não suprem deficiências corporais.

O termo probiótico vem do grego e significa pró-vida, com o significado mais atual de alimentos ricos em bactérias que produzem bons efeitos a flora intestinal. Os probióticos são indicados para a prevenção e tratamento de doenças e, como explicado acima, são um complemento e não um remédio, exceto em casos onde o paciente apresenta falta extrema e o médico pode receitar os saches e cápsulas das bactérias vivas.

Os probióticos são importantes para o funcionamento da flora intestinal, pois ajudam na prisão de ventre e diarreia, combatem e previnem as doenças intestinais. Também podem ser consumidos para a prevenção de doenças como câncer, candidíase e infecção urinária. Aumentam a absorção de vitamina B, cálcio e ferro, previnem alergias e problemas como colesterol alto e hipertensão. Além disso, ajudam a diminuir o inchaço do corpo, auxiliando no emagrecimento. Os probióticos devem ser consumidos regularmente.

Eles são encontrados em alguns alimentos e, por isso, fizemos uma lista de alguns para você saber onde encontrá-los facilmente:

  1. Iogurte natural

Os iogurtes naturais são as fontes mais ricas e fáceis de probióticos que podemos encontrar. Existem ,inclusive, iogurtes com sabores em que podemos encontrar facilmente as bactérias vivas.

  1. Kefir

O que são os probióticos? Qual sua importância?

Já ouviu falar no kefir? É um produto fermentado que usa levedura e bactérias, é bem semelhante ao iogurte, porém, contém mais probióticos. As bactérias do kefir são facilmente cultivadas em casa e, por conter apenas 37 calorias, é um ótimo aliado para quem quer emagrecer.

  1. Leite fermentado

Os leites fermentados são aqueles que contém lactobacilos e podem ser facilmente encontrados em supermercados.

  1. Produtos orientais com soja

O que são os probióticos? Qual sua importância?

Produtos como miso, natto e kimchi são fontes ricas de probióticos e você os encontra em lojas de produtos orientais.

  1. Queijo

Alguns tipos de queijo contêm as bactérias vivas, geralmente são mais caros que os queijos comuns. Um exemplo é o queijo gouda.

Probióticos – bactérias vivas

Você sabia que nós temos probióticos? Eles são bactérias que vivem no intestino e são responsáveis pelo seu bom funcionamento, além de ajudarem na manutenção de defesas do nosso corpo. Ou seja, os probióticos são à base da flora intestinal. Não existe uma quantidade certa para o consumo, porém, é necessário saber regular o consumo para que os benefícios sejam percebidos. É preciso ter também uma alimentação balanceada, caso contrário os efeitos dos probióticos não serão sentidos.

Antes de qualquer tratamento, você precisa seguir uma alimentação saudável, consumir frutas, legumes e verduras regularmente e, caso não encontre os probióticos com facilidade, hoje eles já são vendidos em sachês e em cápsulas. Entretanto, você precisará de orientação médica, já que a concentração de probiótico nesses sachês e cápsulas são maiores do que em alimentos. Então, seu organismo precisa ser adaptado ao maior aporte dos nutrientes.

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