Muito além do açúcar: conheça 2 causas da diabetes que você nem imaginava



Você sabia que as causas da diabetes vão além do açúcar? Neste artigo falaremos tudo sobre os sintomas e as causas da diabetes.

Muito além do açúcar: conheça 2 causas da diabetes que você nem imaginava

Diabetes

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla por conta da falta de insulina e/ou da incapacidade de exercer corretamente os seus efeitos, o que causa um aumento da glicose no sangue. Uma curiosidade: o termo tem dois gêneros, podendo ser o diabetes ou a diabetes. Também é conhecida como diabete açucarado ou diabete sacarina.

No Brasil há mais de 13 milhões de indivíduos que têm diabetes, e os casos não param de aumentar, em algum deles, o diagnóstico acaba demorando e isso, infelizmente, favorece o aparecimento de complicações.

A diabetes ocorre porque o pâncreas não é mais capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para fornecer todas as necessidades do organismo ou também porque este hormônio não é capaz de atuar de forma correta. Quando ocorre a falta de insulina ou quando não funciona corretamente, o açúcar fica livre na corrente sanguínea, causando diversas complicações.

Geralmente, a diabetes é classificada em dois grupos: tipo 1 e tipo 2, mas também podemos encontrar o tipo inicial e os de casos específicos. O pré-diabetes ocorre em pacientes que têm potencial para desenvolver a doença, é como se fosse um estado entre o saudável e diabetes tipo 2. Na diabetes tipo 1 o pâncreas  perde a capacidade de gerar insulina por conta de uma anormalidade no sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que a produzem.

Na diabetes tipo 2 ocorre a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação (resistência à insulina). A diabetes gestacional é o aumento da resistência à insulina que faz aumentar os níveis de glicose no sangue durante a gravidez e pode persistir após o parto. Há também alguns tipos de diabetes que estão associados aos defeitos genéticos da função da célula beta, que está relacionada a doenças e ao uso irregular de medicamentos.

Não há cura definitiva para a diabetes. No entanto, há tratamentos que consistem em manter o controle da glicemia para evitar complicações. Além disso, também há medicamentos que podem auxiliar no tratamento.

Nunca se automedique, procure consultar um médico, clinico geral ou endocrinologista para realizar o diagnóstico. Além do tratamento, há cuidados que podem ser feitos, como o controle de dieta, exercícios físicos e estar sempre verificando a glicemia.

Sintomas da diabetes

Os sintomas da diabetes são divididos entre os seus tipos, mas os sintomas mais comuns são: aumento do volume urinário, do apetite e da ingestão de líquidos. Ainda ocorrem sintomas importantes como a perda de peso sem explicação e a visão turva. Os sintomas podem variar conforme o tipo da diabetes.

No tipo 1 ocorre fome frequente, fraqueza, perda de peso, fadiga, sede constante, nervosismo, náuseas e vômitos, mudanças de humor e vontade de urinar várias vezes. No tipo 2 ocorre dificuldade na cicatrização de feridas, visão embaçada, formigamento nos pés, furúnculos e infecções frequentes.

Causas da diabetes

Muito além do açúcar: conheça 2 causas da diabetes que você nem imaginava

Abaixo, listamos as duas maiores causas da diabetes além do açúcar. Confira:

1.      Fator genético ou hereditário

No tipo 1, o processo de defesa do organismo destrói as células betapancreáticas e isso leva a deficiência de insulina, o que pode estar associado indiretamente à hereditariedade. Essa causa geralmente é um fator hereditário ou genético relacionado a fatores ambientais, como viroses. Essa é uma das causas da diabetes que está associada com certa frequência a doenças como perniciosa, vitiligo, tireoidite de Hashimoto, entre outras.

2.      Emocional

O estresse também pode causar diabetes indiretamente por alguns motivos, como a relação hormonal. O estresse emocional eleva o nível de hormônio cortisol, o que acaba causando o ganho de peso e aumenta o risco de diabetes. O segundo motivo é por meio do estresse elevado e hábitos ruins, como a má alimentação ou consumo exagerado de bebida alcoólica, por exemplo.

Gostou do artigo com causas da diabetes que muitos desconhecem? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!