Melhores alimentos para evitar gases



Aquela dorzinha na barriga, um desconforto em certas posições e até mesmo aquela escapadinha sempre no pior momento são alguns dos problemas em de quem acaba sofrendo de gases,quais são os alimentos para evitar gases?

Diversos alimentos podem causar gases, desde os ricos em lactose, passando pelos cheios de açúcar. Os ricos em carboidratos também podem ser vilões e não podemos nos esquecer que o excesso de proteína também ajuda. Alimentos que fermentam também contribuem e, claro, os que já vem com gases, como cervejas e refrigerantes.

Nossa, não são poucos, né? E essa lista é ainda mais difícil de fazer, porque cada pessoa pode ter uma reação diferente e produzir mais gases com alimentos que são inócuos para outras pessoas ou produzir muito pouco com alimentos que podem ser verdadeiras bombas. Então anote a nossa primeira dica: fique atento ao seu corpo! Perceba como ele reage a esse ou aquele alimento. Se estiver com gases tente lembrar sempre o que comeu antes e, quando possível, passe a evitar.

Mas já sabemos alguns dos alimentos que causa gases, quais são os alimentos para evitar gases?

Melhores alimentos para evitar gases

Lactobacilos: Sim, eles mesmos! Não precisa ser daquela bebida famosa não, todo derivado de leite contém um pouco e eles ajudam a tornar a flora intestinal mais saudável, por isso são alimentos para evitar gases. Cuidado com o excesso, e se você for intolerante à lactose, já sabe, passe longe.

Frutas laxativas: O mamão e a ameixa ajudam o seu intestino a trabalhar regularmente, o que evita acúmulo de bolo alimentar, por isso são muito indicados por ser alimentos para evitar gases.

Abacaxi e mamão: Essas frutas específicas são alimentos para evitar gases, pois possuem enzinas que ajudam a digerir a carne, então uma porção delas depois das refeições vai tornar a digestão mais tranquila e diminuir a quantidade de gases liberados.

Chás: Camomila, hortelã, alecrim e gengibre são ervas que ajudam na digestão e são excelentes para evitar gases. Os chás devem ser bebidos após as refeições, sempre, pois consumir bebida com a refeição ajuda a liberar gases no sistema digestório.

Salsa: Aquelas folhinhas verdes, muito vendida junto com a cebolinha, além de muito saborosa é um alimento para evitar gases. Use a gosto.

Fibras: Não podemos esquecer de consumir, sempre alimentos ricos em fibras, como pão e torradas integrais, aveia, granola, linhaça, entre outros, pois eles ajudam no correto funcionamento do intestino.

Melhores alimentos para evitar gases

Alho: Sim, assim falando parece que não faz sentido, afinal, o alho é conhecido por dar aquela queimação no estômago que sempre antecede os gases, né? Mas a verdade é que essa queimação vem do excesso desse alimento, ou excesso de alimento como um todo, e o alho é rico em Frutooligossacarídeos e por isso acaba combatendo a formação de gases também.

Mais do que alimentos, uma dieta

Claro que podemos, e devemos ficar atentos aos alimentos que causam gases e aos alimentos para evitar gases, mas tão importante quanto isso é nos atentarmos para a nossa dieta como um todo.

Afinal, pouco ou nada adianta tomarmos cuidado de ingerir sempre mamão se, ao mesmo tempo, estamos enchendo a barriga de refrigerantes e açúcares. Uma coisa vai acabar anulando a outra e, no final, a tendência é termos gases da mesma maneira.

Tente, sempre que possível, ter uma alimentação equilibrada, com os mais diversos alimentos e sempre faça refeições completas, com calma e sem ingerir líquidos gaseificados. O equilíbrio e o cuidado com o que se ingere é sempre o primeiro passo para uma vida saudável.

E você, encontrou algum outro alimento para evitar gases? Nos conte a sua experiência nos comentários!

Deixe um Comentário