Dor na barriga: o que significa cada tipo e localização?



A dor na barriga pode ter diversos significados, causas e implicações, e toda vez que nos vemos acometidos por ela, bate aquela ansiedade, aquele medo, até certo desespero de que seja algo grave. É justamente para combater esse sentimento ruim que fizemos esse artigo listando os principais locais de dor na barriga e suas possíveis causas e significados.

Temos o mundo na ponta dos dedos e em menos de um segundo conseguimos nos conectar com alguém a meio mundo, ou mais, de distância. Andamos em carros que parecem saídos diretamente daquele desenho Os Jetsons, por ruas asfaltadas com iluminação de LED. Graças à tecnologia, milhares de doenças desapareceram e hoje conseguimos olhar dentro das pessoas sem precisar fazer nem um furinho.

E apesar disso tudo, de toda a tecnologia que temos e aplicamos no nosso dia a dia, ainda somos vulneráveis e nada nos assusta mais do que uma sensação, ainda mais quando ela acontece em uma região que junta quase todos os órgãos do nosso corpo: a dor na barriga.

Os diversos tipos de dor na barriga

Dor na barriga o que significa cada tipo e localização

Para começarmos a entender melhor o nosso corpo, e até para explicarmos melhor para profissionais da saúde o que está acontecendo, é importante entendermos que há diversos tipos de dor na barriga, sendo três os mais comuns:

Queimação: O próprio nome já diz, essa é uma dor que vem acompanhada de uma sensação de queimação, isso é, de ardor na região como se tivesse tido uma queimadura leve no local.

Cólica: A cólica é uma dor diferente, pois ela não permanece o tempo todo, mas segue um ciclo de aumento gradativo da dor, como se a região estivesse sendo torcida para depois aliviar gradativamente, ainda que não passe totalmente.

Pontada: Esse tipo de dor se parece com a dor de um corte, muito aguda e intensa, mesmo que melhore logo em seguida.

As regiões de dor na barriga

Dor na barriga o que significa cada tipo e localização...

Como sabemos, o nosso abdome concentra diversos órgãos importantes, e dores na barriga podem, ainda que não necessariamente, indicar inflamações nesses órgãos. Mesmo sem consultar um médico, ou mesmo a caminho de consultar um, conseguimos separar algumas regiões e o que a dor ali pode indicar:

Dores nas laterais: Esse é um indicativo de que as dores podem ser de gases. Fique atento se a sua barriga parece mais rígida do que o normal. Nesse caso, as dores geralmente vêm em formas de pontadas. Mais um sinal que nos ajuda a identificar sua origem.

Dor no alto da barriga: Aqui geralmente o vilão é o estômago, e dores nessa região podem indicar gastrite, refluxo ou até mesmo úlcera. Aqui, ao invés de pontadas, o mais comum é sentir uma queimação na região e um desconforto, ainda que não tão grande, constante.

Dor na base da barriga do lado direito: Aqui o suspeito número um é o apêndice. Fique atento se a dor surgir no umbigo e migrar para o lado direito inferior, a chance de ser apendicite é grande.

Dor no meio e dos lados: Essa é uma dor típica das cólicas renais, isso é, é uma dor na barriga que indica problemas nos seus rins. Fique atento a outros sinais, como pedras nos rins ou de infecções no local.

Dor abaixo do umbigo: As mulheres que estão lendo agora conhecem essa região muito bem. É aqui que se manifesta a dor das cólicas menstruais, mas também pode ser de problemas na bexiga, problemas no cólon, cistite ou ainda problemas na bexiga, então é muito importante identificar o tipo de dor que sente, pois esse é um grande indicativo da origem da mesma.

Dor no meio e embaixo: Esse é um sintoma muito comum de inflamações intestinais, também acaba sendo um problema que esse é o tipo de dor que migra: uma hora dói mais de um lado, na outra mais para baixo; isso acontece porque nosso intestino está em toda a nossa barriga.

Somo o todo e não apenas partes

É muito importante lembrar que raramente a dor na barriga está sozinha em casos de infecção e inflamação, então além da dor devemos ficar atentos a outros sintomas como:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Sangramento nas fezes;
  • Enrijecimento do abdome;
  • Emagrecimento;
  • Formigamento de outras partes do corpo;
  • Tonturas;
  • Prisão de ventre.

A dor na barriga pode ser um indicativo de diversas coisas, como acabamos de ver, mas também não pode ser considerada como a única forma de entender o que o nosso corpo está dizendo. Fique atento aos outros sinais de que algo está errado e sempre consulte um médico quando qualquer sintoma for persistente.

E então, gostou do artigo? Deixe um comentário com suas opiniões, duvidas ou sugestões e até a próxima!

Deixe um Comentário