Conheça alimentos que ajudam a retardar envelhecimento



Uma alimentação adequada se reflete em vários aspectos de sua saúde e bem-estar.

Alguns alimentos oferecem ao corpo uma aparência jovem e uma vida mais saudável e  de muito mais prazer, evitando o envelhecimento precoce.

Neste texto vamos apresentar alimentos que ajudam a retardar envelhecimento para que você possa adotar uma dieta adequada e assim ter uma vida mais saudável com uma aparência sempre jovial.

O processo de envelhecimento

O envelhecimento é ocasionado por uma perda de células por vários fatores, dentre o quais uma alimentação inadequada está presente.

Mesmo sendo um processo natural da vida de qualquer ser, porém, o envelhecimento pode ser desacelerado através de uma vida saudável e com uma dieta correta.

Alguns alimentos que ajudam a retardar envelhecimento são identificados por estudos científicos baseados em suas funções no organismo.

A ação dos alimentos para retardar o envelhecimento

Os alimentos que ajudam a retardar envelhecimento são aqueles que possuem mais compostos bioativos, que tem funções antioxidantes e que combatem os radicais livres, agentes responsáveis por provocar uma aparência mais velha na pele das pessoas.

Os radicais livres atuam nas manchas na pele, no ressecamento, em rugas e em algumas doenças, dessa forma, utilizando uma dieta adequada a pessoa pode combater esses efeitos.

E alguns alimentos são adequados para isso, tais como:

Conheça alimentos que ajudam a retardar envelhecimento

Ø  Peixes

Entre os alimentos que ajudam a retardar envelhecimento, um destaque deve ser dado aos peixes, como salmão e atum, pois eles possuem abundância de ácidos graxos e ômega 3.

Esses elementos agem diretamente em funções cerebrais, com na melhoria de seu funcionamento e na memória.

Eles atuam ainda na redução de dores causadas por inflamações o que melhora as condições gerais de bem-estar das pessoas.

Ø  Chá verde

O chá verde é considerado como mais um dos alimentos que ajudam a retardar envelhecimento por ser uma excelente fonte de antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento.

Com isso ele reduz o risco de doenças cardíacas e o risco de câncer.

Ø  Alho

Outro dos alimentos que ajudam a retardar envelhecimento, o alho possui também excelente função antioxidante e propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, combatendo diversos tipos de infecções.

Além disso, ele fornece imunidade à pessoa que faz uso dele, além de controlar a pressão alta.

Ø  Nozes e amêndoas

Por serem ricos em ácidos graxos são considerados alimentos que ajudam a retardar envelhecimento.

Duas fontes excelentes de ômega 3 e de vitaminas como a E, e são importantes para manter a força muscular e permitem uma pele mais jovem e bela.

Ø  Tomates

São mais um dos excelentes alimentos que ajudam a retardar envelhecimento por conterem um antioxidante bastante importante que é o licopeno, que protege a pele de oxidação e de queimaduras do sol, evitando rugas.

Protegem o corpo de doenças do pulmão e estômago, melhorando a qualidade de vida.

Ø  Abacate

Ao proteger com bastante eficiência a pele o abacate é um dos mais importantes alimentos que ajudam a retardar envelhecimento.

Isso ocorre devido ao fato dele ser rico em vitamina E, que é essencial para a saúde da pele e do cabelo.

Muito alcalino e com uma excelente qualidade de ômega 3, ele reduz o mau colesterol e atua de forma intensa no fluxo sanguíneo.

Conheça alimentos que ajudam a retardar envelhecimento

Ø  Vegetais verdes

Esses vegetais permitem uma aparência mais jovem, sendo, dessa forma, excelentes alimentos que ajudam a retardar envelhecimento.

Isso porque eles são ricos em cálcio, ácido fólico, etc., e são excelentes para fortalecer os ossos e evitar a perda de memória.

Ø  Grãos integrais

Por serem ricos em nutrientes, os grãos são relacionados como alimentos que ajudam a retardar envelhecimento.

Por possuírem diversas vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, eles atuam diretamente para retardar o envelhecimento.

Conclusão sobre alimentos que ajudam a retardar envelhecimento

Vimos alguns dos mais importantes alimentos que ajudam a retardar envelhecimento, porém existem diversos outros que atuam para atrasar o envelhecimento do corpo e a melhorar as funções vitais.

Recomenda-se ainda a prática de atividades físicas para manter a boa forma e aparentar menos idade.