Conheça 4 frutas laxantes para seu dia a dia



Que as frutas trazem diversos benefícios a nossa saúde é verdade, mas você sabia que há frutas laxantes? Você sabe quais são elas? Neste artigo, falaremos tudo sobre as frutas, o que são laxantes e citaremos as melhores frutas laxantes para o seu dia a dia.

Constipação intestinal

Há diversas pessoas que sofrem de constipação intestinal e na maioria das vezes o problema não dura por muito tempo. Com exceção das pessoas que possuem condições gástricas e intestinais graves, a maioria dos casos de intestino preso é causada por falta de fibras alimentares. Quando o alimento passa através de seu cólon, o corpo absorve os nutrientes e a água que foram ingeridos e o que resta é eliminado através das fezes.

Os músculos do cólon possuem a função de mover o bolo fecal até o reto. Quando essa movimentação fica mais lenta, o cólon absorve mais água e as fezes ficam secas, o que acaba causando a constipação. O problema geralmente ocorre pela falta de fibras na alimentação e por causa de uma alimentação rica em gorduras, falta de ingestão de líquidos e também a falta de prática de atividades físicas.

Fibras alimentares das frutas

As fibras fazem parte de alimentos vegetais que o organismo não consegue digerir ou quebrar. Quando consumimos alimentos ricos em fibras, a sua passagem pelo intestino aumenta o volume do bolo alimentar o que auxilia no aceleramento da digestão e a manter as fezes macias. Todos os alimentos de origem vegetal, como as frutas, possuem fibras.

As fibras são substancias normalmente encontradas em diversos tipos de frutas e há dois tipos de fibras:

Fibra solúvel: atrai a água e se transforma em gel no processo de digestão;

Fibra insolúvel: passa por meio dos intestinos quase intacta.

4 frutas laxantes para seu dia a dia

Abaixo listamos as melhores frutas laxantes para seu dia a dia. Confira:

 

Conheça 4 frutas laxantes para seu dia a dia

1.       Ameixa

Essa é uma das melhores frutas laxantes, já que que são ricas em fibras insolúveis e sorbitol, um laxante natural que quando é ingerido, fornece alivio para quem possui intestino preso. Pesquisadores da Universidade de Iowa nos Estados Unidos testaram a utilização de ameixas secas, sem caroço, em comparação ao laxante natural psyllium em 40 adultos que sofriam de intestino preso e as pessoas que consumiram ameixas tiveram mais evacuações com maior espontaneidade do que aqueles que consumiram o laxante natural.

2.       Maçã

A maçã com a pele oferece mais de 3g de pectina, fibra natural presente nessa fruta e é o que torna a maçã uma das melhores frutas laxantes que soltam o intestino. Os altos níveis de pectina funcionam auxiliando na aglomeração do excesso de toxinas nos intestinos e a tirá-los do corpo. As maçãs auxiliam o sistema digestivo, fazendo com que funcione adequadamente e também auxilia e casos de diarreia. Isto porque a maçã é um agente de volume que auxilia na remoção de resíduos por meio de seu sistema digestivo em caso de constipação, mas também auxilia a firmar as fezes em casos de diarreia.

Conheça 4 frutas laxantes para seu dia a dia

3.       Kiwi

Essa é uma das frutas laxantes que é rica em fibras e possui baixo teor de açúcar e por esse motivo auxilia no alivio dos sintomas da constipação e proporciona outros nutrientes valiosos. Um copo de kiwi fornece cinco gramas de fibra, além de aumentar a sua cota diária de vitamina C.

4.       Laranja

A laranja possui 4g de fibras e apenas 86 calorias e também é uma fruta que possui flavonóide naringenina que funciona como um laxante auxiliando no tratamento da constipação. O alto teor de fibras dessa fruta age como um estimulador natural para os músculos do intestino garantindo o bom funcionamento.

Gostou do artigo sobre as melhores frutas laxantes para o seu dia a dia? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!