Como utilizar aromaterapia contra ansiedade



A busca por saúde e bem-estar é uma prática constante observada em todas as idades. E quem não quer ter uma saúde melhor e qualidade de vida, não é mesmo?

Citando as doenças mais comuns nos dias de hoje, como os transtornos psicológicos, as crises de ansiedade são uma das mais preocupantes. De acordo com a Revista Galileu, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018 “cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem com esse transtorno”.

E pondo em pauta que a busca por saúde e bem-estar é comum em qualquer idade, a ansiedade é também uma doença comum em qualquer idade. Chocante, não? Porém, como em geral toda doença tem seu tratamento, a aromaterapia pode ser uma potente aliada.

Quer conhecer mais sobre como utilizar aromaterapia contra ansiedade? Continue conosco para sanar essa dúvida!

Como utilizar aromaterapia contra ansiedade

O que é ansiedade?

Bom, primeiramente se você ainda não sabe o significado de ansiedade, esclareceremos sua dúvida agora! Fazendo uma busca simples no Google sobre esse termo, temos:

“Grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia”;

“Desejo veemente e impaciente”.

Para complementar e especificar mais a busca do significado de ansiedade, o site Minha Vida indica que “a ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade”.

Em termos coloquiais, o ser humano com transtorno de ansiedade vive em estado de extrema preocupação, o que pode gerar medo e insegurança, dificultando a execução de atividades do dia a dia, como trabalhar, estudar e sair de casa.

A aromaterapia contra ansiedade é um tipo de tratamento pouco difundido no Brasil, mas com resultados potentes. Acompanhe só!

Aromaterapia contra a ansiedade: o que é e como contribui

A aromaterapia, como o próprio nome já indica, é um tipo de terapia relacionada ao estímulo do olfato a partir de óleos naturais e essenciais. Ainda é pouco difundida no Brasil, é um tipo de medicina natural, alternativa, preventiva e, também, curativa.

A aromaterapia é uma prática milenar observada em diversos países como Egito, China, Índia, Grécia ou mesmo Roma. O uso de aromas sob forma de perfumaria, incensos ou óleos é muito apreciado para rituais ligados à espiritualidade. Sob essa ótica, engana-se quem pensa que a aromaterapia comum é crendice. Veja só:

“O médico francês Jean Valnet foi outra personalidade que marcou a história da aromaterapia. Ele descobriu que os óleos essenciais contêm propriedades cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas. Já a bioquímica Margaret Maury foi pioneira e inseriu sua visão holística na aromaterapia, com a aplicação de massagens de acordo com as características da personalidade do paciente. Em 1978, o Dr. Paul Belaiche publicou sobre o uso clínico de óleos essenciais no tratamento de doenças infecciosas e degenerativas. O químico francês Henri Viaud foi o responsável pela publicação de critérios de pureza e qualidade que os óleos essenciais têm de cumprir para serem adequados a fins médicos”. – Trecho retirado do site e-cycle.

Aromaterapia contra ansiedade é um auxiliador na redução do estresse, dos nervosismos, das agonias, possibilitando a cura espiritual. O uso de aromas no cotidiano para manter os níveis do corpo normatizados também é benéfico e usual, sendo a prática consonante com o ato da aromaterapia contra ansiedade.

A grande contribuição é o estímulo olfativo que os aromas proporcionam para que o paciente relaxe e possa encontrar sua cura espiritual. O trabalho todo será um conjunto entre o especialista, no caso, o psicólogo e o paciente. O especialista tenta estimular e o paciente responde aos estímulos conforme o tempo do tratamento.

Como utilizar aromaterapia contra ansiedade

Aromaterapia contra ansiedade: quais são os óleos mais eficazes

O site tua saúde indica 5 melhores óleos essências para o tratamento de ansiedade, os quais são:

  • Alfazema;
  • Bergamota;
  • Nardo;
  • Ilangue-ilangue;

Gostou de conhecer sobre como utilizar aromaterapia contra ansiedade? Conhece alguém que faça tratamentos com aromaterapia? Conte para gente, queremos saber!