Como saber se você bebe menos água que deveria? Conheça 5 sinais aqui



Você consome água todos os dias na quantidade correta? Tem certeza de que não está consumindo menos do que é recomendado? Neste artigo falaremos tudo sobre a água, os seus benefícios para a saúde e citaremos os principais sinais para saber se você bebe menos água que deveria.

A água

A água representa 60% do peso total de um corpo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. É o componente principal das nossas células e também é encontrada fora dessas estruturas. Como um poderoso solvente, está ligada a praticamente todas as reações do corpo. E ela também atua em processos fisiológicos.

Ainda, a água é essencial para o transporte de substâncias como os nutrientes, o oxigênio e os sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar os nutrientes até as células, a água auxilia na eliminação de substâncias para fora do corpo, assim como a urina, que é constituída basicamente por água e substâncias tóxicas.

A importância da hidratação

Diante de diversas funções, é preciso ficar hidratado. É recomendado consumir pelo menos dois litros e meio de água por dia para que o organismo funcione corretamente. Além da ingestão, a água também pode ser retirada de todos os alimentos que se diferenciam apenas pela quantidade de água presente em cada um. Vale lembrar que a quantidade de água a ser ingerida por um indivíduo deve estar relacionada também às atividades que se realiza e seu estado de saúde. O clima também influencia, pois em dias quentes é recomendado beber mais água.

Você bebe menos água que deveria?

Abaixo, listaremos os principais sinais para saber se você bebe menos água que deveria. Confira:

1.      Urina de cor escura

Como saber se você bebe menos água que deveria? Conheça 5 sinais aqui

Um dos principais sinais de que você bebe menos água que deveria é a urina de cor escura e com odor mais forte que o normal. Isso ocorre por causa da concentração mais alta da ureia,  maneira que o nosso corpo elimina as proteínas ingeridas. O corpo retém o líquido que está armazenado e diminui a eliminação da água pelos rins.

2.      Prisão de ventre

Muitas pessoas não fazem essa relação, mas a prisão de ventre também é um dos sinais de que você bebe menos água que deveria. Isso ocorre porque os movimentos peristálticos feitos de forma involuntária pelo tubo digestivo dependem da hidratação. Assim, o bolo alimentar será transformado em bolo fecal com mais facilidade e chegará ao reto para ser eliminado em forma de fezes.

3.      Cãibras

Como saber se você bebe menos água que deveria? Conheça 5 sinais aqui

 

Assim como outras áreas do corpo, os músculos necessitam de bastante água para funcionar de forma adequada. Isso porque a contração muscular necessita de certo equilíbrio da concentração de minerais, e a água é o elemento central para que algumas reações químicas ocorram no corpo. A falta de água resulta no aparecimento de cãibras.

4.      Suor com odor forte

Assim como a urina, o suor com odor mais forte também é um dos sinais de que você bebe menos água que deveria. Isso porque quanto menos diluídas as toxinas que devem ser liberadas pelo nosso corpo, mais forte será o odor do suor.

5.      Dor de cabeça e tonturas

O cérebro é um dos órgãos que mais demanda água, e a dor de cabeça e tontura é um dos sinais de que você bebe menos água do que deveria por causa da desidratação. Isso ocorre por diversos fatores. A explicação mais comum é que quando se tem pouco líquido, ocorre uma contração dos vasos do cérebro, o que acaba gerando uma sensação dolorosa. Além disso, sem água o suficiente, algumas substâncias não estão diluídas e o rim não consegue eliminar de forma eficiente.

Gostou do artigo com a importante questão ‘você bebe menos água que deveria’? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!