Como mindfulness pode mudar seu cérebro



Num mundo estressado, apressado e com um crescimento da angústia, da ansiedade e de questões relacionadas ao corpo e, principalmente, a mente, ter uma prática que auxilia você a ter uma vida com maior saúde é o que se deve buscar.

A atenção plena, tradução para o termo Mindfulness, vem sendo utilizada como um apoio bastante significativo da psicologia à medicina, para o tratamento do ser humano.

Neste artigo vamos apresentar dados sobre essa importante técnica e como mindfulness pode mudar seu cérebro para auxiliar a ter uma vida mais equilibrada e saudável.

Como mindfulness pode mudar seu cérebro

O que é mindfulness?

Mindfulness pode mudar seu cérebro, pois ele se refere a um estado mental que usa a experiência do momento presente com consciência plena e atitude ampla e não julgadora a todo instante.

Com isso, é alterada a condição mental habitualmente utilizada nos dias atuais, onde não se tem atenção ao que se realiza e se vive em constante reação excessiva a situações do cotidiano.

Visar à simplicidade na vida e viver o presente de forma intensa requer um treinamento específico para a mudança de padrões, devendo ser adotados alguns mecanismos para se manter, como a respiração, sensações e movimentos do corpo.

Como atua?

A base de sustentação que indica que mindfulness pode mudar seu cérebro concentra-se em treinamentos e exercícios de meditação e psicoeducativos a serem adotados pela pessoa que se dispõe a adotar essa técnica.

Atuando diretamente na percepção das coisas ao seu redor, porém de forma consciente, mas sem julgamentos ou desequilíbrios pessoais.

Como mindfulness pode mudar seu cérebro

Origens e disseminação dos fundamentos

Essa técnica tem origem na Índia há mais de 4 mil anos, sendo inclusive seguida por Buda e posteriormente adotada na China há 2.300 anos.

O princípio daquela época utiliza a mesma observação dos dias atuais que se refere a cuidar da sua existência sem envolvimento além daquilo que lhe cabe e cuidando da mente, para evitar doenças.

Não criar expectativas e se manter pleno e fortalecido em seu interior.

Na década de 1970, a técnica se expandiu através dos Estados Unidos e diversas manifestações culturais começaram a adotar seus princípios e a divulgação dos benefícios.

Técnicas de mindfulness

As técnicas que asseguram que mindfulness pode mudar seu cérebro se concentram no foco em melhorias e na atenção à respiração, o relaxamento corporal com foco nos músculos e nos membros do corpo, o contato com elementos da natureza e sua contemplação.

Além disso, a reconfiguração de postura corporal direcionando mais leveza pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente de faixa etária e das condições físicas, por se direcionar à busca do conhecimento interior e do total equilíbrio.

Mindfulness pode mudar seu cérebro

São vários os exemplos concretos vistos, com mais frequência na prática esportiva de competição, sendo identificados a todo o momento e que atestam que mindfulness pode mudar seu cérebro.

Vários atletas da liga de basquete americano vêm adotando esta técnica para obterem os melhores desempenhos com uma demonstração de total equilíbrio mental.

Como exemplo, podemos citar LeBron James, que aderiu a esse treinamento e se mantém focado diretamente nos seus jogos, com imenso sucesso; podem ser citados ainda Kobe Bryant e Michael Jordan.

Isso prova que a técnica é garantia de sucesso absoluto e, se bem praticada, pode elevar a pessoa a níveis superiores.

Considerações finais sobre como mindfulness pode mudar seu cérebro

Como pudemos ver mindfulness pode mudar seu cérebro reprogramando-o para ter maior foco e aproveitamento para equilibrar seu comportamento e as atitudes cotidianas.

Buscar o equilíbrio mental e do corpo permite reduzir os riscos de doenças provocadas pelo estresse constante e pela ansiedade com o mundo a seu redor.

Se você preza por sua saúde é uma excelente alternativa para uma qualidade de vida muito melhor.

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