Como fazer uma dieta para eliminar gordura do fígado



Você sabe que há gorduras boas e ruins? Você sabe como funciona o nosso fígado? Sabia que há uma dieta para eliminar gordura do fígado? Neste artigo falaremos tudo sobre o nosso fígado e qual é essa dieta para eliminar gordura do fígado e como fazê-la.

Como fazer uma dieta para eliminar gordura do fígado

O fígado

O fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do nosso corpo. Ele funciona tanto como uma glândula exócrina, liberando secreções em um sistema de canais que se abrem em uma superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substância em vasos linfáticos ou no sangue. Entre algumas funções do fígado, podemos citar:

  • Síntese do colesterol;
  • Destruição de hemácias;
  • Produção de bile;
  • Desintoxicação;
  • Armazenamento de minerais como o ferro;
  • Emulsificação de gorduras no processo digestivo por meio da secreção da bile;
  • Reciclagem de hormônios;
  • Síntese de albumina;
  • Lipogênese;
  • Conversão de amônia em uréia;
  • Síntese de fibrinogênio e protrombona;
  • Síntese de angiotensinógeno;
  • Armazenamento, síntese e quebra do glicogênio;
  • Armazenamento de vitaminas A, D, E, B12 e K.

Gordura boa e gordura ruim

A gordura boa, conhecida como insaturada, está relacionada a boa saúde do coração. Isso por conta que elas reduzem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneos, aumentando o colesterol bom. Desta forma, a gordura boa ajuda a diminuir as placas nos vasos sanguíneos e menos placas resultam na redução de ocorrências de infarto, hipertensão arterial e derrame cerebral.

A gordura boa também é aliada na manutenção celular, resistência ao aquecimento e desenvolvimento cerebral. As gorduras boas são divididas em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. As poli-insaturadas são ricas em Ômega 3 e 6, o que ajuda a proteger o coração e reduz o risco de doenças inflamatórias e alguns tipos de câncer.

Já as gorduras trans e as saturadas são conhecidas como as gorduras ruins e se consumidas em excesso, podem causar efeito contrário das gorduras boas, aumentando o nível de colesterol no sangue causando quadros de doenças cardiovasculares e aumentando o risco de diabetes tipo 2. As gorduras trans são óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para transformar os óleos líquidos em gorduras solidas e esse processo foi gerado para melhorar a consistência dos alimentos e aumentar o tempo de conservação.

Como fazer uma dieta para eliminar gordura do fígado

Como fazer uma dieta para eliminar gordura do fígado?

Antes de começar a dieta para eliminar gordura do fígado é preciso saber o que e como é. Conhecida como esteatose hepática, essa doença ocorre quando há infiltração de células de gordura nas células do fígado. Há diversos motivos para ocorrer a gordura no fígado e variações em cada caso.

As gorduras no fígado podem ser causadas por bebidas alcoólicas, triglicérides, altos níveis de colesterol, hepatite B e C, obesidade, entre outras causas. Caso essa doença não seja tratada, ela pode evoluir para uma cirrose. Os principais sintomas são: enjôos e vômitos, pele e olhos amarelados, cansaço, dor na parte de cima do lado direito do abdômen, alterações no sono, barriga inchada e fezes claras.

Se quer seguir uma dieta para eliminar gordura do fígado e se prevenir, há diversas medidas que podem ser tomadas. A principal medida pode vir de uma dieta para eliminar gordura do fígado como melhorar os hábitos alimentares evitando o consumo de alimentos que sejam ricos em gorduras e carboidratos e bebidas alcoólicas. Procure consumir alimentos integrais, ricos em fibras, peixes, frutas e carne branca.

O consumo de probióticos também é essencial em uma dieta para eliminar gordura do fígado, pois esse tipo de alimento está relacionado a melhoras no metabolismo das gorduras, pois ajuda na eliminação do colesterol pelas fezes e ajuda a controlar a presença do LDL (colesterol ruim) diminuindo a quantidade de gorduras.

Gostou do artigo sobre como eliminar a gordura do fígado através de uma dieta? Deixe o seu comentário e continue acompanhando nossos artigos!