Como diferenciar queda e quebra capilar



A grande maioria – homens e mulheres – deseja ter cabelos bonitos e saudáveis, não é mesmo?

Há uma sensação de que apenas o uso de produtos naturais mantém os cabelos belos, impedindo sua queda e quebra capilar. Porém, isso não é o bastante para conseguir resultados adequados, devendo ser adotados cuidados, inclusive alimentares, que permitam manter e melhorar a qualidade dos cabelos.

Neste artigo, veremos a diferença entre queda e quebra capilar, assim como o que se deve fazer para reduzir suas ocorrências e como manter os cabelos fortes e bonitos.

Como diferenciar queda e quebra capilar

Cuidar para não perder fios

A queda e quebra capilar podem estar relacionadas a diversos aspectos, como causas emocionais e alimentares e o uso inadequado de produtos químicos.

O estresse é um fator que impacta diretamente na saúde do couro cabeludo e, consequentemente, na beleza e resistência dos fios de cabelo. Então, é importante que a pessoa mantenha a calma (ou tenha estresse sob controle) e busque seu equilíbrio emocional para ajudar a manter os cabelos saudáveis, sem qualquer fragilidade.

Além disso, uma dieta adequada permite que a ingestão de alimentos ricos em proteínas possa auxiliar no fortalecimento dos fios, melhorando a absorção de vitaminas e sais minerais que suprirão eventuais deficiências no organismo.

Pessoas podem desenvolver a oleosidade do couro cabeludo por fatores como o estresse e a alimentação, mas também devem ficar atentas quanto ao uso de xampus e outros produtos que possam danificar os fios de cabelo, gerando a queda e quebra capilar. Isso pode ocorrer, sobretudo, pelo excesso de química que muito deles trazem em suas composições.

Queda de cabelos

Não se pode confundir a ocorrência de queda e quebra capilar, pois podem parecer que são uma coisa só, e isso afetará diretamente nos cuidados para corrigir a ocorrência, conforme cada caso.

A queda de cabelos está diretamente relacionada a fatores emocionais e hormonais, sendo importante que se identifiquem os causadores para poder agir de maneira efetiva.

A queda de cabelos tem características diferentes para homens e mulheres, uma vez que ocorrem em regiões distintas do couro cabeludo.

Nas mulheres, a ocorrência incide em partes específicas, como a frente e as laterais, enquanto nos homens podem ser observadas quedas em todas as áreas, inclusive com perdas acentuadas em todo o couro cabeludo.

No sexo feminino, as causas podem estar relacionadas a:

  • problemas hormonais;
  • à tireoide;
  • ou doenças crônicas, como o câncer, ou mesmo dietas alimentares inadequadas.

Já no sexo masculino, o fator genético contribui bastante para a perda de cabelos. Fatores emocionais, alimentares ou descuido com o uso de produtos capilares também configuram perda.

Quebra dos fios

Como diferenciar queda e quebra capilar

Na quebra, os fios não caem totalmente desde sua raiz, havendo uma perda parcial ou mesmo ocorrências de pequenas fraturas. Entre as causas, o uso indevido de produtos químicos, excesso de sol, mudanças climáticas repentinas e cloro em excesso.

Além disso, alguns tipos de doenças mais graves também podem comprometer os fios e apresentar danos.

É o caso das seguintes:

  • Lúpus;
  • Anemia;
  • Depressão;
  • Inflamação do couro cabeludo etc.

Dessa forma, é importante cuidar da hidratação dos cabelos de maneira adequada e usar produtos de qualidade que não agridam o couro cabeludo e os fios.

Também ter cuidados com a alimentação e ingerir líquidos faz com que sejam estabelecidas condições mais adequadas para que os fios não sejam danificados.

A alimentação e a saúde de seus cabelos

Como diferenciar queda e quebra capilar

Para evitar a queda e quebra capilar, é fundamental cuidar adequadamente da alimentação. Manter os cabelos sempre limpos e fortes é consequência da ingestão de gorduras insaturadas, carnes magras, leite, grãos, cereais, gema de ovos, sementes, feijão, castanhas e fígado de boi.

Manter uma dieta rica em vitaminas A e C, complexo B, zinco e ferro é decisivo para manter a saúde e as características dos fios de cabelo. A ingestão de água é importante, tanto quanto evitar comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.

Considerações finais

Vimos diversas causas de queda e quebra capilar, assim como a necessidade de melhorar a alimentação e manter um equilíbrio físico e mental para auxiliar o fortalecimento dos fios de cabelo.

É necessário destacar que, aos primeiros sinais de problemas com os cabelos, a pessoa deve procurar também orientações com médicos especialistas, a fim de que eles possam avaliar com maior precisão as causas e as possíveis correções.

Importante ainda cuidar de uma alimentação adequada, que traz benefícios não só a saúde dos cabelos, mas também a todo o corpo.

Nós podemos lhe auxiliar a manter os fios de cabelo muito mais bonitos e saudáveis, complementando seu tratamento com o uso de nosso produto Gummy Hair.

Gummy Hair certamente ajudará a manter seus cabelos fortes e vistosos!

Deixe um Comentário

3 + 3 =