Como controlar colesterol naturalmente



Você foi ao médico e ficou sabendo que o seu colesterol estava alto demais. Por isso, ficou preocupado e quer saber como reduzir e controlar? Neste artigo, falaremos tudo sobre como controlar colesterol naturalmente.

Como controlar colesterol naturalmente

O colesterol

O colesterol é um tipo de gordura encontrada no organismo. É importante para o funcionamento normal. O colesterol é a parte estrutural das membranas celulares do corpo e está presente no fígado, coração, nervos, cérebro, intestinos, músculos e pele.

O nosso corpo utiliza colesterol para gerar alguns hormônios, assim como a testosterona, vitamina D, ácidos biliares, estrógeno e cortisol, que ajudam a digerir as gorduras.

Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo organismo, no fígado, enquanto os outros 30% são derivados da dieta. Portanto, ao consumir grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, o nosso fígado produz mais colesterol do que o normal, o que significa que vão de um nível normal para um que não é saudável. Tanto as taxas muito altas quanto as mais baixas são prejudiciais a saúde.

Como controlar colesterol naturalmente

Os tipos de colesterol são:

  • Colesterol HDL: é o colesterol bom que possui alta densidade e remove o colesterol dito ruim das artérias, transportando-o até o fígado para ser expelido;
  • Colesterol LDL: conhecido como o mau colesterol, é uma lipoproteína de baixa densidade que pode se acumular nas coronárias e artérias causando a formação de placas aterosclerose que acaba dificultando o fluxo sanguíneo para os órgãos essenciais, aumentando o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral);
  • Colesterol VLDL: lipoproteínas de muito baixa densidade. A sua função é de entregar triglicérides e colesterol para outros tecidos através do fígado. Ao ser liberadas, as partículas do colesterol VLDL sofrem diversas transformações na corrente sanguínea, liberando a triglicérides para serem armazenados no tecido adiposo ou usado como fonte de energia. A molécula remanescente dá origem à lipoproteína LDL.

A formação de colesterol depende da genética, prática de exercícios físicos, hábitos e dieta. Os alimentos ingeridos são extremamente importantes, pois 30% do colesterol dependem da sua dieta, daí a sua importância para o controle dos níveis de colesterol HDL e LDL.

Como controlar colesterol naturalmente

A maioria das causas possíveis para desenvolver colesterol alto são atitudes que podem ser controlados. Há apenas alguns fatores de risco para o colesterol elevado como: obesidade, história familiar de colesterol alto, diabetes, inatividade física, tabagismo e má alimentação.

O sexo e a idade também podem influenciar. Se a mulher está na menopausa, logo aumenta o risco de colesterol alto do que os homens, aumentando as chances de doença coronária.

O colesterol alto não possui sintomas, é um mal silencioso. Portanto, não causa dor de cabeça, dor no peito, cansaço, prostração, falta de ar ou qualquer outro sintoma.

Esses sintomas podem estar relacionados a doença como o infarto agudo do miocárdio. A única forma para se informar sobre os níveis de colesterol é por meio de um exame de sangue. Sendo, inclusive, muito importante consultar um médico para saber como controlar colesterol e reduzi-lo.

Como controlar colesterol naturalmente?

Mudanças alimentares, práticas de atividades físicas e mudanças do estilo de vida são um dos primeiros passos de como controlar colesterol de forma natural. Lembre-se de que todos os alimentos de origem animais têm colesterol.

Por isso, é importante dar preferência aos de origem vegetal como frutas e verduras, evite frituras, leite desnatado e coma mais peixe assado ou grelhado.

SineLim ajuda a controlar o colesterol?

O SineLim é um excelente suplemento que ajuda como controlar colesterol. O SineLim possui quatro ativos principais e um deles é chamado de SineSaciety que reduz a absorção de gordura e reduz a fome fornecendo a sensação de saciedade. Além disso, ajuda a estimular o intestino a funcionar normalmente e também ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Gostou do artigo sobre como controlar colesterol de forma natural? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!