Chia: Semente Milagrosa que Emagrece e Reduz Gordura



Para quem quer emagrecer, alguns alimentos podem ser peça-chave. A chia é um deles. Ela é uma semente antiga, mas que começou a ficar famosa quando foi descoberto os seus efeitos emagrecedores. Vamos falar um pouco dessa semente milagrosa: a chia.

Chia: a semente milagrosa

 

Chia Semente Milagrosa que Emagrece e Reduz Gordura 1

 

A chia, cientificamente chamada de Salvia hispanica L., é uma planta da família das lamiáceas, e também pode ser chamada de “salvia hispânica”. Teve sua origem no Médico, e suas sementes eram utilizadas como alimentos por povos da América do Sul há séculos. Atualmente seu consumo vem sido apreciado por nutricionistas como forma de favorecer o emagrecimento.

Componentes da chia:

Na chia podem-se encontrar inúmeros nutrientes, entre eles:

  • ácidos graxos poli-insaturados essenciais;
  • fibras;
  • proteínas;
  • ácido graxo alfa-linolênico, conhecido como ômega 3;
  • aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e histidina;
  • 32% de magnésio;
  • 16% de zinco;
  • 15% de cálcio;
  • 13% do ferro;
  • 13% de vitamina B3 (niacina);
  • 12% de vitamina B1 (tiamina);
  • 3% de vitamina B2 (riboflavina);

Benefícios da chia:

A chia é chamada de semente milagrosa, pois possui inúmeros benefícios, entre eles:

Digestão:

A semente é rica em fibras, pois satisfaz o estômago mais rápido, melhora a digestão de outros alimentos, e ajuda a equilibrar o açúcar no sangue. As fibras são excelentes para o funcionamento intestinal.

Faz bem ao coração

Esta semente milagrosa é capaz de reverter uma inflamação, regular o colesterol e baixar a pressão arterial. Tudo isso reflete num melhor funcionamento do coração. Estudos já mostraram que a chia também tem efeito anticoagulante, antioxidante e antiviral.

Ajuda com o cuidado da pele

Antioxidantes presentes na chia impedem a atividade dos radicais livres, por isso evitam danos da velhice, prevenindo o envelhecimento precoce.

Melhora o metabolismo e a energia

 

magrece e Reduz Gordura 1

Estudo feito pelo Journal of Strength and Conditioning, aponta que o consumo de chia melhora o desempenho durante exercícios físicos. A semente milagrosa auxilia no aumento do metabolismo, e consequentemente, a queimar gordura da barriga também.

A chia e o emagrecimento

Alguns componentes desta semente milagrosa auxiliam no emagrecimento, pois causam algumas reações no organismo, como:

Saciedade:

Por ser rica em fibras, a chia ajuda na sensação de saciedade. Quando a semente é ingerida e consome-se água, ela se expande, provocando a saciedade.

Redução da fome:

Pelo seu efeito de saciedade, a fome diminui, o que leva a perda de peso.

Redução de inchaço:

A chia ajuda a regular o intestino, controla a pressão sanguínea, reduz a retenção de líquidos e por isso a pessoa desincha. Outro fator que acaba causando o emagrecimento.

Fonte de proteínas

As proteínas são úteis para quem quer perder gordura e ganhar massa magra. Associado a uma rotina de exercícios voltados para o ganho de massa magra, a pessoa emagrece.

A chia, a semente milagrosa que auxilia na redução de gordura

As proteínas e aminoácidos auxiliam na queima de gordura, pois ela aumenta os níveis de energia e ganho de músculos.

Cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poliinsaturados, o que torna essa semente milagrosa com o maior teor de ômega 3 no mundo. A gordura localizada resulta de um processo inflamatório, por isso ajuda o organismo no controle do apetite.

Como consumir a chia

 

Nutricionistas indicam o consumo da chia de maneira que possa regular o funcionamento intestinal e causar saciedade. Por isso, o indicado é ingerir 30 minutos antes das refeições. No entanto, é importante associar seu consumo com uma dieta equilibrada e de baixo consumo de gorduras.

Também pode ser consumida com frutas ou vitaminas de sua preferência ou pode ser colocada na comida.

 

Chia Semente Milagrosa que Emagrece e Reduz Gordura 3

Esses foram alguns benefícios dessa semente milagrosa chamada chia. Além de auxiliar no emagrecimento, ela também reduz a fome e a gordura.

Você consome a chia? Gosta de seus benefícios? Deixe seu comentário contando sua experiência com a semente milagrosa que está fazendo a cabeça de todo mundo!