Artrite? Entenda como cuidar desse problema



Você sabe o que é a artrite? Sabe quais são as causas e os sintomas? Quais são os cuidados que se devem tomar quando se possui artrite? Neste artigo iremos falar tudo sobre artrite e falaremos sobre os seus principais cuidados.

Artrite? Entenda como cuidar desse problema

O que é artrite?

A artrite é uma inflamação das articulações que traz sintomas assim como:

  • Deformidade;
  • dificuldade no movimento;
  • dor;

Sendo que ainda não possui cura.

Geralmente, o seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas há casos onde se pode recorrer a cirurgia.

Conhecida também como osteoartrite, pode ser causada por causa de alimentação, traumatismo, desgaste natural da articulação ou alteração no sistema imune de pessoas que possuem pré-disposição genética ou alimentação. A artrite pode ser de vários tipos, assim como: reumatóide, séptica, psoriática, gotosa ou reativa, dependendo da sua causa. É muito importante realizar um diagnóstico com exames específicos.

Há também fatores que são considerados de risco para o surgimento dessa doença. Elas são: histórico familiar, lesões, idade, obesidade e até mesmo gênero, pois as mulheres tendem a desenvolver artrite mais do que os homens.

Causas, sintomas e tratamento

O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns dessa doença, porém também pode ser causada pelo excesso de peso, idade, traumatismo direto ou indireto, super uso, fungos, fator genético, bactérias ou vírus, que se instalam por meio da corrente sanguínea na articulação, em conseqüência gera o processo inflamatório. Caso o processo não seja revertido a tempo, pode ocorrer completa destruição da articulação e até a perda da função.

Os sintomas mais comuns da artrite são: rigidez, articulação inchada, quente e vermelha, dor ao apertar ou movimentar a articulação, dor constante na articulação assim como o joelho, dedos ou cotovelo, articulações deformadas e dificuldade de movimentação especialmente na parte da manhã. Esses sintomas podem surgir independentemente da faixa etária, até mesmo em crianças, e é comum que mais de uma articulação seja atingida ao mesmo tempo.

O médico deve ser consultado especialmente se houver dor persistente por mais de três dias, dor aguda inexplicável, dificuldades para movimentação, inchaço no local da articulação afetada, febre ou perda de peso e se a pele ao redor da área afetada está vermelha ou quente.

A artrite é uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns entre as mulheres, obesos e pessoas com mais de 40 anos de idade. Portanto, alguns tipos são mais comuns em homens assim como a artrite gotosa.

Essa doença não tem cura até porque ela é uma doença crônica, mas o individuo pode recorrer a várias formas de tratamentos sempre que se tornar dolorosa ou comprometer as atividades do seu dia a dia. Conviver diariamente com uma doença crônica não é nada fácil e é um processo delicado e demorado que necessita de muita dedicação e esforço.

Como cuidar da artrite?

Artrite? Entenda como cuidar desse problema

Para cuidar e melhorar a capacidade de movimentos é recomendado começar uma alimentação balanceada, onde se bebe mais água e evita o consumo em excesso de alimentos ricos em proteína, além de utilizar medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, que são prescritos por um médico reumatologista e a fisioterapia.

A cirurgia para inserir uma prótese articular, pode, em alguns casos, curar a doença naquela articulação, como ocorre na séptica, por exemplo, mas não é sempre que pode ser feita. Uma ótima opção de tratamento natural da artrite é tomar infusões e chás de plantas medicinais assim como o gengibre e o açafrão. O consumo diário de orégano e pimenta cayenna também age como um poderoso anti-inflamatório natural, assim como massagear as áreas afetadas com óleo essencial de unha-de-gato ou lavanda.

Gostou do artigo sobre artrite? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!