Aromaterapia: quais as vantagens de adotar essa prática



Você conhece a aromaterapia? Já utilizou óleos essenciais? Sabe como é feita essa prática e quais são os seus principais benefícios? Neste artigo falaremos tudo sobre a aromaterapia, como é realizada e as maiores vantagens da aromaterapia.

Aromaterapia: quais as vantagens de adotar essa prática

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma prática de utilizar óleos voláteis ou essenciais que são extraídos de flores, caules, raízes, cascas, folhas ou outras partes de uma planta para melhorar a nossa qualidade de vida, por meio de um melhor equilíbrio psicológico e também agindo no nosso bem-estar físico. Quando inalado, o aroma desses óleos essenciais costuma estimular o nosso cérebro pela ação nas áreas do sistema límbico.

Os óleos essenciais também podem ser absorvidos por meio de nossa pele, onde viajam através da corrente sanguínea. Essa prática utiliza óleos essenciais aplicados em pequenas quantidades e diluídos em óleos vegetais ou cremes neutros –esse processo é realizado, pois não é recomendado aplicar diretamente sobre a pele uma vez que são muito concentrados.

Como essa prática é feita?

O método mais utilizado nessa prática é a massagem. Algumas gotas de óleo essencial de uma sinergia ou selecionado, adicionado em um carreador (manteiga de cacau, óleo vegetal de amêndoa, manteiga de karité, entre outros) podem afetar o corpo, tanto fisiologicamente quanto psicologicamente, isso dependendo do tipo de óleo essencial utilizado.

O sentido do olfato é acionado assim que os óleos essenciais são aplicados durante a massagem, e também podem ser absorvidos pela nossa pele caindo na circulação, potencializando o seu efeito terapêutico. Há outras formas de se beneficiar com essa prática, como banhos, inalação e compressas. É muito importante procurar um profissional especializado nessa prática para prescrever as essências e combinações e ainda orientar sobre a aplicação e posologia.

6 vantagens de aromaterapia

Aromaterapia: quais as vantagens de adotar essa prática

As maiores vantagens da aromaterapia são:

1.      Bom humor

Um dos benefícios dessa prática é a melhora no humor. O óleo de lavanda ajuda a acalmar o pensamento e ainda ajuda a dormir e relaxar. O óleo de gerânio ajuda a equilibrar a produção de hormônios femininos reduzindo as alterações de humor na TPM e até o desconforto na menopausa.

2.      Combate dores musculares

Um dos óleos essenciais que trazem esse benefício é o de hortelã, que auxilia na dissolução de traumas por ser um vasodilatador, combatendo dores musculares localizadas.

3.      Alivia o estresse

Um dos óleos essenciais que combate o estresse é o de sândalo, eficaz no alívio da tensão nervosa, acalma e ajuda no alívio do estresse e ainda pode ajudar a diminuir a tosse e problemas no peito.

4.      Auxilia no tratamento da ansiedade

O óleo essencial de camomila é relaxante e ajuda a tratar a ansiedade, apatia e irritação. A camomila apresenta uma ação analgésica que, assim como o óleo essencial de hortelã, também alivia dores musculares.

5.      Auxilia no foco

Um dos óleos que fornecem esse benefício é o de alecrim, conhecido como o óleo do aprendizado e da memória. Ele auxilia a ter mais concentração e foco. Ainda contém propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

6.      Fortalece a imunidade do organismo

Um dos óleos essenciais eficazes no fortalecimento da imunidade do nosso organismo é a melaleuca. Esse óleo contém fragrância similar à cânfora e é excelente para diversos tipos de infecções, para o tratamento de herpes, acnes, aftas, problemas de pele e micoses de unha.

Portanto, a partir de uma fragrância você pode ter sua saúde, humor e até mesmo a concentração alterados. Tem dúvidas ainda sobre como aromaterapia é importante para você? Inclua esse hábito em seu dia a dia!

Gostou do artigo sobre a aromaterapia e seus benefícios? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog! Sempre tudo de melhor para a sua saúde.