8 frutas que ajudam a acabar com a constipação



Você sabia que cerca de 20% da população mundial sofre com problemas de constipação? Geralmente, o problema tem curta duração, exceto em casos que as pessoas apresentam problemas intestinais graves.

A constipação acontece porque os músculos do cólon,  responsáveis por mover o bolo fecal, ficam mais lentos, e essa lentidão se dá, na maioria dos casos, por um baixo teor de fibras na alimentação, uma dieta rica em gorduras, falta de líquidos e exercícios. O uso de alguns medicamentos, gravidez e o uso exagerado de laxantes também podem ser causas da constipação.

Frutas que ajudam a acabar com a constipação

As frutas podem ser grandes aliadas quando se quer acabar com a constipação, uma vez que elas são grandes fontes de fibras, assim como uma alimentação rica em vegetais. As frutas podem conter dois tipos de fibras: a solúvel, em que a água se transforma em gel no processo digestivo, e a fibra insolúvel, que passa quase intacta durante o processo de digestão.  Acompanhe mais sobre o assunto a seguir.

Frutas ricas em fibras

  1. Ameixa

Todo mundo já ouviu falar que a ameixa solta o intestino, não é verdade? Porém, é preciso reforçar a qualidade da fruta, rica em fibras insolúveis e sorbitol, um laxante natural. As ameixas secas contêm muito mais fibras que as ameixas naturais, por conta do processo de desidratação da fruta É uma ótima aliada no tratamento da constipação em crianças, principalmente em bebês.

  1. Maçã

A maçã contém pectina, uma fibra que natural que pôe a fruta entre as principais que ajudam a acabar com a constipação.

  1. Frutas vermelhas

8 frutas que ajudam a acabar com a constipação

Amora, morango e framboesa, por exemplo, são importantes aliadas no tratamento da constipação, pois contêm também fibras alimentares em largas quantidades.

  1. Kiwi

Poucas pessoas gostam de kiwi, mas a fruta, além de ser rica em fibras, contém pouco açúcar e é ótima para quem leva uma vida saudável. Apesar de ser uma fruta mais cara que as outras, é um investimento válido.

  1. Mamão papaia

Todos sabemos da propriedade laxativa do mamão, que se chama papaia por conter a papaína, uma substância superamiga do nosso intestino. Estudos demonstram que essa enzima auxilia a digestão de proteínas e melhora a absorção dos nutrientes. Sua quantidade indicada diariamente é de meia unidade por dia.

  1. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta fácil de ser encontrada e contém propriedades incríveis para quem apresenta constipação. Essa fruta contém bromelinas que auxiliam no processo de digestão das proteínas. O ideal de consumo é até duas fatias por dia ou toma-lo como suco. Caso seja consumido como suco, as propriedades diuréticas e antioxidantes do corpo são potencializadas.

  1. Abacate

8 frutas que ajudam a acabar com a constipação

Apesar de ser uma fruta considerada vilã da boa alimentação por ser gordurosa, o abacate apresenta a gordura que protege o coração e reduz o colesterol ruim. Essa substância é responsável por todos os benefícios da fruta para a saúde, inclusive no combate a constipação. O abacate contém gorduras monoinsaturadas responsáveis pela sua propriedade laxativa.  No entanto, evite consumi-lo em grandes quantidades devido ao seu alto valor calórico,  de duas a três colheres de sopa já é uma boa quantidade e o seu consumo deve ser intercalado com outras frutas.

  1. Frutas laranjas

Você sabia que as frutas de cor laranja são um grande remédio para a constipação? A principal delas é o damasco. Elas devem ser consumidas tanto frescas quanto secas – apenas deve-se prestar atenção para as porções de frutas secas, pois tendem a ser mais leves e, por isso, acabamos comendo maiores porções, o que pode atrapalhar dietas de perda de peso.

E aí, curtiu nosso artigo sobre as frutas que ajudam a acabar com a constipação? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós. Continue acompanhando o nosso blog. Sua saúde agradece!