6 razões para você ter hematomas pelo corpo: e como evitar



Você já deve ter tido algum hematoma ou já achou algum pelo seu corpo e com certeza já se perguntou como surgiu, não é mesmo? Neste artigo falaremos tudo sobre os hematomas, quais são as razões para você ter hematomas pelo corpo e daremos dicas de como evitar.

6 razões para você ter hematomas pelo corpo: e como evitar

Os hematomas

O hematoma, conhecido como nódoa negra, é definido como acúmulo de sangue em uma determinada área do organismo por conta da ruptura de veias ou vasos sanguíneos, e decorrente extravasamento. O hematoma é caracterizado por manchas escuras que podem ser azul-negro, castanhas ou encarnadas que podem estar localizadas em tecidos, pele, unhas e órgãos. A gravidade ao ter hematomas pelo corpo depende da sua localização e da formação ou não de coágulos.

Caso você tenha notado que de repente surgiram hematomas com facilidade em seu corpo que tem sido grandes e dolorosos sem saber a causa do surgimento, procure um médico imediatamente para o mesmo analisar e diagnosticar qual a causa do surgimento das manchas e qual tratamento deve ser feito.

Razões para você ter hematomas pelo corpo

Abaixo listamos as razões para você ter hematomas pelo corpo. Confira:

1.       Envelhecimento da pele

Um dos motivos para o aparecimento de manchas roxas pelo corpo é o envelhecimento da pele, que é uma consequência da nossa pele que fica cada vez mais fina com o passar dos anos, deixando os vasos sanguíneos mais frágeis e transparentes podendo ter hematomas pelo corpo.

2.       Diabetes sem controle

Há pacientes que possuem quadros de diabetes não controlada que podem notar manchas roxas pelo corpo e isso ocorre por causa do excesso de açúcar e a resistência insulínica deixa o sangue ainda mais viscoso.

3.       Infecções generalizadas ou locais

A infecção é uma irritação de um tecido corporal por causa da existência de uma bactéria ou organismo patológico na área. As manchas roxas podem surgir em áreas infeccionadas por causa do excesso de toxinas no sangue, que se torna cada vez mais escuro e se torna mais visível em nossa pele.

4.       Falta de nutrientes

A falta de alguns tipos de nutrientes em nosso organismo também pode ser um dos motivos para que o nosso corpo sinalize que algo está errado e isso é feito com o surgimento de manchas roxas pela a nossa pele. Normalmente, os roxos são consequência da falta de vitaminas como A, B, C ou D, além do ácido fólico.

5.       Alergias

Nesse caso ocorre a angioedema, ou seja, ocorre o inchaço dos vasos sanguíneos por conta de uma reação alérgica podendo se romper e causar sangramento.

6.       Púrpura por melancolia

Nesse caso ocorre por conta de situações como ansiedade, estresse e até mesmo tristeza, por motivos desconhecidos.

Como evitar?

Agora que já sabemos as principais causas das manchas roxas em nosso corpo, falaremos sobre como evitar esses casos ao ter hematomas pelo corpo. Confira:

6 razões para você ter hematomas pelo corpo: e como evitar

Arnica: a arnica é um dos métodos mais eficazes que ajuda a prevenir um hematoma e é possível encontrar em farmácias;

Evite alguns tipos de aliviadores de dor: aspirina, diclofenaco e ibuprofeno podem afinar o sangue, a dica é consumir acetaminofeno;

Evite bebida alcoólica: a bebida alcoólica é uma das causas que podem causar manchas roxas, pois o álcool também afina o sangue;

Consumir mais proteína: a proteína magra auxilia no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos. A dica é consumir proteínas nutritivas assim como os ovos, castanhas, peixes e aves;

Consuma alimentos ricos em bioflavonóides: esses tipos de alimentos auxiliam no fortalecimento de vasos sanguíneos e do tecido conjuntivo. Inclua alimentos na sua dieta como: uva, laranja e vagem;

Consuma gorduras saudáveis: as gorduras boas e saudáveis ajudam a manter as paredes dos vasos sanguíneos flexíveis. Inclua alimentos na sua dieta como o abacate, sementes, óleos vegetais e óleo de peixe.

Gostou do artigo sobre ter hematomas pelo corpo e como evitá-las? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!