6 razões para malhar o cérebro a partir de hoje



Sabemos que fazer exercícios físicos é fundamental para manter o corpo saudável. Mas e o cérebro, será que ele precisa se exercitar também? Com o passar dos anos, as funções cerebrais vão declinando, e assim como o corpo, o cérebro precisa, diariamente, de exercícios para se manter ativo e saudável.

6 razões para malhar o cérebro a partir de hoje

Quais as razões para malhar o cérebro?

A atividade física traz benefícios a todo o corpo e, quando se trata de saúde mental, as vantagens vão desde melhorias na aprendizagem até a prevenção de doenças e envelhecimento. Os ganhos no aumento das atividades cerebrais farão toda a diferença na sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, listamos 6 razões para malhar o cérebro.

1.       Executar tarefas com mais eficiência

Praticar jogos que estimulam o cérebro, como Sudoku, por exemplo, são importantes para ativar os estímulos cerebrais. Isso ajuda na tomada de decisões mais rápidas e racionais, além de as atividades cognitivas serem potencializadas.

2.       Melhorar a memória

A memorização é uma das mais importantes razões para malhar o cérebro. Exemplos de contação de histórias, elaboração de listas e um novo idioma ação ações estimulantes para a memória.

3.       Prevenir doenças e envelhecimento do cérebro

Um cérebro pouco desafiado torna-se lento e pouco produtivo, o que pode acarretar em demência, envelhecimento precoce e doenças degenerativas devido a pouca atividade dos neurônios. Dito isso, buscar realizar operações matemáticas complexas no papel e, aos poucos, passando a fazê-las de cabeça, também são boas formas de ativar as conexões cerebrais.

4.       Capacidades cognitivas como prioridade cerebral

Para adentrar e continuar no mercado de trabalho, as capacidades cognitivas do cérebro são essenciais, como sabemos. Portanto, está entre as principais razões para malhar o cérebro, uma vez que com um cérebro treinado, você consegue ter melhor qualidade de vida. E um desses exercícios pode ser a estimulação do cérebro com novidades, como, por exemplo, utilizar um novo caminho para chegar em casa, ir a um lugar totalmente novo e passar a utilizar a mão não dominante para realizar tarefas como escovar os dentes e utilizar o mouse.

5.       Crescimento de novas células nervosas e vasos sanguíneos

6 razões para malhar o cérebro a partir de hoje

Quanto mais células, mais conexões cerebrais. Ou seja, não é apenas o corpo que se beneficia das atividades físicas, o cérebro também. A realização de atividades físicas é mais uma das razões para malhar o cérebro. Fazer exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, aumentando a produção e a liberação de neurotransmissores, o que aumenta a comunicação entre as células.

6.       Criatividade e concentração

São dois fatores que aumentam significativamente a produtividade, seja no trabalho ou na escola. Um exercício que auxilia bastante no desenvolvimento dessas habilidades cerebrais é aprender a tocar um instrumento musical, pois exige habilidades motoras específicas e coordenação. Tudo isso auxiliará na construção de conexões cerebrais e, consequentemente, no melhoramento de suas funções.

 

Essas foram as seis razões para malhar o cérebro que consideramos mais importantes listar. E então, o que achou? Tem algum outro que você pratique? Deixe seu comentário a seguir e continue acompanhando o blog.