6 razões para comer aspargos



Os aspargos são alimentos conhecidos na cozinha francesa, alemã e inglesa, atualmente presente na mesa brasileira por conta da sua praticidade e versatilidade. Mas, quais são as razões para comer aspargos? Neste artigo falaremos sobre isso, formas de consumi-lo e suas vantagens. Acompanhe em detalhes a seguir!

Aspargos: conheça tudo sobre esses alimentos

O aspargo é um alimento de baixa caloria (uma porção de 100 g tem apenas 20 calorias) e alto teor nutritivo, sendo uma fonte essencial de vitamina A e vitaminas do complexo B, C, E, K, ferro cálcio e magnésio. Ou seja, uma grande variedade nutricional!

Como consumir aspargos?

6 razões para comer aspargos

Há diversas formas de se consumir aspargos. Seja quente, frio, cru ou cozido, servindo como prato principal ou como acompanhamento. Ele é excelente para ser consumido acompanhando saladas, sopas, refogados e cozidos e pode ser encontrado em feiras ou supermercados. Você pode adquirir o aspargo congelado, fresco ou enlatado. Caso seja adquirido fresco, escolha talos verdes brilhantes ou na cor violeta.

Quais são as razões para comer aspargos?

Quer ficar em forma e com muita saúde? Abaixo, listamos as razões para comer aspargos. Confira:

1.       Aliado ao processo de emagrecimento

Se você deseja emagrecer, essa é uma das razões para comer aspargos! Por ser uma excelente fonte de fibras, esse alimento proporciona sensação de saciedade por mais tempo, o que ajuda a controlar o apetite. Outra propriedade é que ele contém alta quantidade de vitamina K, excelente diurético natural que ajuda a prevenir e diminuir a retenção de líquido e sensação de inchaço.

2.       Auxilia na digestão

O aspargo contém um carboidrato conhecido como inulina, que possibilita a multiplicação de lactobacilos no sistema digestivo. Essas bactérias levam ao aumento da ingestão de nutrientes pelo organismo e também protegem das complicações no intestino, proliferação de bactérias hostis, alergias e câncer de cólon.

3.       Mantém a saúde do coração e previne doenças

6 razões para comer aspargos.

Uma das razões para comer aspargos regularmente é que ele ajuda a regular o hormônio chamado homocisteína por conta de uma vitamina chamada folato. Se for consumido em excesso, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso é preciso consumir controlar sua ingestão. O aspargo também auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue.

Além disso, o folato presente no aspargo é essencial para a divisão celular correta. Porções de aspargos podem ajudar a impedir deficiência de folato, que tem sido relacionada a problemas de nascimento, como a espinha bífida, um defeito congênito em que a medula espinhal fica exposta por meio de uma abertura na coluna vertebral.

4.       Combate o envelhecimento prematuro

O aspargo é rico em vitamina E e antioxidantes que ajudam a evitar a formação de radicais livres e desaceleram o envelhecimento das nossas células. Os antioxidantes que estão presentes no aspargo também ajudam a fortalecer a nossa pele contra os danos causados pela poluição e pelo sol. Em outras palavras, uma das razões para comer aspargos é ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

5.       Protege o fígado e alivia ressaca

Publicada no Journal of Food Science, uma pesquisa de 2009 realizada com células cultivadas em laboratório indicou que os aminoácidos e minerais presentes no aspargo trazem benefícios como o alívio de ressaca e ainda protege as células do fígado das toxinas encontradas no álcool.

6.       Afrodisíaco

Uma das razões para comer aspargos é que esse alimento apresenta propriedades afrodisíacas. As vitaminas B6 e E e o folato presente no aspargo ajudam a estimular os hormônios ligados à excitação dos homens e das mulheres

Gostou do artigo com seis razões  para comer aspargos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário