6 PROBLEMAS DA OBESIDADE PARA A SAÚDE



A obesidade sempre foi alvo de muita preocupação e críticas pela sociedade. Com a busca do corpo perfeito, os problemas da obesidade sempre foram muito mais do que de uma questão de saúde. Confira neste texto alguns problemas da obesidade para a saúde. Continue lendo.

1. Problemas psicológicos são um dos maiores problemas da obesidade para a saúde

6 PROBLEMAS DA OBESIDADE PARA A SAÚDE

A saúde não é só a física. Afinal, do que adianta se ter um corpo perfeito e não ter uma mente saudável? Porém, um dos grandes problemas da obesidade com certeza são a depressão e ansiedade. Com toda a pressão da sociedade com o padrão de beleza, estar em um corpo que não condiz com as expectativas alheias e internas é extremamente frustrante.

A dificuldade de amar o corpo e aceitá-lo pode desencadear a depressão, a ansiedade, o isolamento social e até tendências suicidas. Todas as doenças psicológicas, se não tratadas de forma responsável, são tão perigosas quanto qualquer enfermidade física.

2. Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma das mais graves e que mais tem crescido nas últimas décadas devido ao sedentarismo e má alimentação, juntando ao fator genético. A diabetes tipo 2 é quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou utilizar a insulina de forma eficiente. A doença afeta absurdamente o estilo de vida da pessoa e não tem cura, apesar de poder ser controlada.

3- AVC podem ser ligados a problemas da obesidade

A obesidade está ligada a elevação da pressão arterial, que pode levar a um AVC, um acidente vascular central. Apesar de pessoas não obesas também sofrerem desse mal, pois problemas de pressão arterial podem vir de diversos fatores, a obesidade infelizmente é um dos fatores que pode se levar a um AVC ou derrame.

4- Problemas de sono

6 PROBLEMAS DA OBESIDADE PARA A SAÚDE.

Estudos apontam que um dos fatores para o aumento da obesidade no Brasil é o fato de que as pessoas não tem o descanso que o cérebro precisa. Quando obesas, outras doenças podem começar a aparecer, como a apneia do sono. Esta doença respiratória afeta o dia a dia da pessoa, pois existe uma sonolência absurda durante o dia, já que não se dorme bem a noite.

5- Câncer e obesidade

Ser obeso pode trazer diversos problemas a saúde. O aumento do colesterol ruim, dos níveis de açúcar no sangue, dos triglicerídeos, entre outros problemas, e todos eles podem contribuir para o aumento de tecido adiposo, e este tecido ajuda na formação de tumores. Diversos tipos de câncer podem vir a existir, como câncer de fígado, rim, mama e esôfago.

6- Aterosclerose e a obesidade

Com o acumulo de colesterol no sangue, as artérias vão se endurecendo e estreitando, por fim causando a morte das células, trazendo assim uma reação desenfreada de inflamações e possíveis rompimentos das artérias, podendo levar a um infarto do miocárdio que pode causar a morte.

Tratar a obesidade não é fácil, pois existe uma luta constante contra o corpo e contra o mundo. Porém, estudos apontam que uma perda de peso de apenas 5% a 10% já possa ser capaz de ajudar a reduzir os riscos a estas doenças. É importante sempre tratar do corpo físico e da saúde mental, e tentar manter uma vida sem excessos.

Investir na saúde é um dos melhores jeitos de ter uma mudança de vida. O primeiro passo sempre é difícil, mas vale a pena pela qualidade de vida física e mental. Agora que você já conhece alguns dos problemas da obesidade, qual você acha a mais preocupante?  Continue acompanhando o blog e deixe seu comentário!

Deixe um Comentário