6 Melhores alimentos termogênicos naturais



Quais os melhores alimentos termogênicos? Você sabe a resposta? Bem, a guerra contra a balança é realidade na vida de muitas pessoas, homens e mulheres, de todas as idades. Não existem milagres quando o assunto é emagrecimento, mas uma dieta a base de alimentos termogênicos aliada com a prática de exercícios físicos pode fazer com que você finalmente alcance o seu corpo dos sonhos.

A termogênese é a capacidade do organismo humano de manter o equilíbrio da temperatura interna do corpo e o ambiente. Esse é um processo ligado ao metabolismo, pois para que o nosso corpo seja capaz de gerar calor ele precisa gastar energia. Alguns alimentos são ricos em substâncias termogênicas e quando consumidos, eles provocam um aumento da temperatura corporal, acelerando a queima de gordura em torno de 10%. Eles transformam as calorias que são adquiridas na alimentação em energia e é por isso que são ótimos aliados para quem quer emagrecer.

Além de ser uma excelente ajuda em regimes de emagrecimentos, os alimentos termogênicos ainda trazem muitos benefícios para o organismo humano, como a melhora da circulação sanguínea, a prevenção de alguns tipos de câncer e  melhora do funcionamento intestinal.

Neste post, você vai conhecer uma lista dos 6 melhores alimentos termogênicos que vão te ajudar a perder peso. Confira já!

1.      Cafeína

A cafeína é um dos melhores alimentos termogênicos. Ela estimula o metabolismo, diminui a sensação de fadiga, aumenta a disposição para prática de atividades físicas, tem efeito antidepressivo e protege o corpo contra doenças neurodegenerativas.

Estudos comprovaram que as pessoas que consomem café regularmente estão menos propensas a sofrer AVCs, doenças cardiovasculares e infecções. O ideal é tomar de duas a três xícaras de café por dia, mas evite adicionar açúcar ou tomar à noite, pois a cafeína pode provocar insônia.

2.      Chá verde

 

6 Melhores alimentos termogênicos naturais

 

O chá verde é outro destaque na lista de melhores alimentos termogênicos. Ele estimula o aceleramento do metabolismo e estimula a liberação de enzimas que queimam gorduras, provocando o emagrecimento.

Além de ajudar na queima calórica, o chá verde provoca a sensação de saciedade, tem ação antioxidante, reduz a ansiedade, reduz o colesterol ruim, auxilia o sistema digestivo, aperfeiçoa a imunidade do corpo e combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e algumas doenças, como o câncer.

Mas é preciso ter cautela no consumo do chá verde, o excesso pode causar a insônia e a hipertensão. O recomendado é tomar no máximo três ou quaro xícaras de chá verde por dia.

3.      Pimenta vermelha

Um dos melhores alimentos termogênicos é a pimenta vermelha. Ela possui capsaicina, uma substância que estimula o aumento da temperatura corporal e a queima de gordura. Entre os outros benefícios que o consumo de pimenta vermelha traz para o organismo humano está a melhora da imunidade, a melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, sua ação anti-inflamatória e a ajuda a controlar o nível de colesterol.

Mas é preciso ter moderação no consumo da pimenta vermelha, pois o excesso pode provocar uma irritação no trato intestinal.

4.      Gengibre

Além de ser uma das especiarias mais deliciosas do mundo, o gengibre também é um dos melhores alimentos termogênicos. Ao ser ingerido, o gengibre atua na elevação da temperatura corporal, aumentando o metabolismo e o gasto calórico.

Além disso, o gengibre trás muitos benefícios para o organismo humano, tais como a redução de dores musculares, o combate as náuseas, prevenção contra a gripe, redução do nível de açúcar no sangue, melhora o funcionamento do sistema digestivo, prevenção contra infecções e combate a ação dos radicais livres.

O indicado por especialistas é ingerir de duas a quatro gramas de gengibre por dia, o que equivale a aproximadamente duas colheres de chá.

5.      Canela

A canela possui várias propriedades medicinais que trazem muitos benefícios para o corpo humano. Ela ajuda a controlar a diabetes, contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, diminui a fadiga e o estresse, ajuda a combater o colesterol e até favorece o contato sexual.

Além disso, a canela também é um dos melhores alimentos termogênicos. Seu consumo aumenta o gasto calórico e ajuda a emagrecer.

O indicado por especialistas é ingerir no máximo seis gramas por dia, o que equivale a uma colher de chá.

6.       Chá de Hibisco

termogenicos-naturais-que-nao-podem-faltar-na-dieta-6

 

O chá de Hibisco já é utilizado como chá medicinal na Ásia, África e Caribe há muito tempo. O seu consumo ajuda a reduzir o colesterol, ajuda na prevenção da diabetes, reduz a pressão, melhora a função intestinal e tem efeito diurético, eliminando o excesso de líquido e diminuindo e inchaço abdominal. Além disso, o chá de hibisco tem uma potente ação no metabolismo, ajudando na queima de gordura e na perda de peso.

O indicado por especialistas é tomar um litro de chá de hibisco por dia. A proporção é uma colher de sopa da flor de hibisco para um litro de água.

Espero que tenha gostado desta lista de melhores alimentos termogênicos e que agora tenha mais uma ajuda para alcançar o seu corpo dos sonhos. Você já teve alguma experiência com esses alimentos? Deixe seu comentário!