6 maneiras que a meditação pode ajudar na saúde



Você sabe o que é meditação? Sabe qual sua importância para a saúde? Neste artigo falaremos como a meditação pode ajudar na saúde e sua importância.

A meditação

6 maneiras que a meditação pode ajudar na saúde

 

A meditação é um ato onde nos sentamos em um lugar agradável e confortável, fechamos os olhos e começamos a sentir todos os barulhos e ruídos que estão ocorrendo em nossa volta. Quando praticamos a meditação, os nossos pensamentos passam como um filme e precisamos apenas observar, deixar passar e retornar ao estado meditativo.

Quando voltamos para o momento presente, sentimos uma profunda harmonia – e essa é a chave. A mente é essencial no momento da meditação, pois é por meio dela que aprendemos a parar de pensar, que entramos em contato com o silêncio. Para que isso ocorra, há diversas técnicas e filosofias. Cada técnica apresenta uma finalidade: levar o indivíduo para o estado meditativo.

Tipos de meditação

6 maneiras que a meditação pode ajudar na saúde

 

Há diversos tipos de meditação, entre eles:

Budista: concentra-se na repetição de mantras e na respiração. Busca o foco na vida presente e de se desligar de desejos humanos;

Transcendental: não há relações com religiões ou doutrinas. Não necessita de esforço, concentração ou controle mental. Procura o estado mínimo de excitação mental;

Zazen: vinda do budismo japonês, meditação do não pensamento;

Indiana: técnicas relacionadas à tradição da ioga. Trabalha com diversas posturas e mantras.

Como a meditação pode ajudar na saúde?

Abaixo, listamos as maneiras que a meditação pode ajudar na saúde. Confira:

1.      Reduz o estresse

Uma das maneiras que a meditação pode ajudar na saúde é reduzir o estresse que a maioria das pessoas passa no dia a dia. O estresse é um dos males que faz com que o trabalho em algo não seja nada agradável, e conviver com isso pode causar problemas à saúde, como: ansiedade, doenças cardíacas, pressão alta, depressão, úlcera, entre outros problemas. A meditação ajuda a reduzir esse mal fazendo com que o nosso corpo libere-o, mantendo o controle das emoções e deixando você mais saudável e feliz.

2.      Equilibra o organismo

Uma das formas que a meditação pode ajudar na saúde é equilibrando o nosso organismo ao reduzir a tensão e relaxando o nosso corpo. Como consequência, temos uma boa noite de sono. O simples fato de controlar a nossa respiração é o que ajuda a regular os impulsos nervosos e faz com que o corpo todo tenha equilíbrio.

3.      Foco e concentração

Ser multitarefa é algo que está presente no dia a dia, mesmo sabendo que o cérebro não é preparado para isso. Pesquisas neurológicas têm mostrado que é impossível que o cérebro seja multitarefa. Por mais que façamos esforços constantes para fazer diversas coisas ao mesmo tempo, não estamos fazendo realmente alguma coisa, não de forma eficiente. Uma das maneiras que a meditação pode ajudar na saúde é que ela permite que tenhamos concentração e foco em uma coisa de cada vez, fazendo com que o cérebro ignore todas as distrações e aumentando a eficiência.

4.      Aumenta a inteligência emocional

Você sabia que as suas atitudes afetam o seu desempenho? A maneira que a meditação pode ajudar na saúde é livrando-se de interações negativas com as outras pessoas e ajuda a fortalecer as conexões emocionais positivas. A meditação também ajuda a melhorar a capacidade de liderar.

5.      Mais criatividade

A meditação ajuda a limpar a sua mente deixando você mais receptivo a novas ideias com foco, e facilita a resolução de um problema com perspectivas diferentes.

6.      Entendendo mais de si mesmo

A meditação ajuda você a entender tudo o que ocorre em sua vida da maneira mais simples. Circunstâncias e imprevistos se tornam cada vez mais conectados e conseguimos compreender quais atitudes nos levam a resultados bons ou ruins. A meditação também faz com que percebamos que é possível controlar esses acontecimentos, alinhando as intenções puras e verdadeiras com que ocorre ao nosso redor.

Gostou do artigo com maneiras que a meditação pode ajudar na saúde? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário