6 exercícios que ajudam a controlar diabetes



A diabetes é uma doença que afeta muitos brasileiros e proporciona muita preocupação, pois ela não apresenta sintomas visíveis em sua fase inicial, sendo identificada por exames de rotina.

Dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, de 2017 apontam que essa doença atingia 16 milhões de brasileiros, tendo crescido 61,8% nos últimos 10 anos, já sendo, portanto, considerada uma epidemia global.

Nesse texto vamos apresentar seis exercícios que ajudam a controlar diabetes, para que possam ser praticados e assim reduzir os riscos da doença.

Vamos falar da pré-diabetes

Antes de abordarmos os exercícios que ajudam a controlar diabetes, vamos demonstrar que ela é uma patologia que se origina de problemas metabólicos que mantém elevados os níveis de açúcar no sangue.

Isso ocorre pela insuficiência da produção de insulina pelo pâncreas, e ainda a ingestão de açúcar deve ser evitada quando se constata essa situação.

A diabetes pode tanto ter origem genética como adquirida por hábitos de vida.

A genética deve ser tratada com assistência médica, porém aquela adquirida tem a ver com a obesidade, má alimentação, hipertensão, tabagismo, níveis de colesterol e sedentarismo.

E, nesse caso, ela se manifesta de forma gradual sendo, dessa forma, instalada inicialmente a pré-diabetes, cujas taxas de glicose se encontram alteradas, porém ainda podem ser regularizadas com o uso de medicações e principalmente com mudanças de hábitos e com a prática de exercícios físicos.

1. Movimente-se

O sedentarismo é uma das causas do desenvolvimento da diabetes, sendo assim um dos exercícios que ajudam a controlar diabetes pode ser o de simplesmente se movimentar mais assiduamente em seu trabalho e nas atividades cotidianas.

Mexa-se, substitua se deslocar entre um andar e outro de um prédio usando a escada no lugar do elevador.

Procure sair de seu local de trabalho e circular pelo ambiente, periodicamente, e tente não se manter sentado ou parado durante o dia todo.

6 exercícios que ajudam a controlar diabetes

3. Adote caminhadas regulares

Um dos melhores exercícios que ajudam a controlar diabetes é a prática de caminhadas diárias, aquelas que são feitas com o propósito de um exercício físico e não a utilizada como lazer ou mesmo pequenos deslocamentos.

Caminhar diariamente por pelo menos 30 minutos já é o suficiente para acelerar o metabolismo e manter as taxas de glicose sob controle.

Além disso, a pessoa estará melhorando a sua condição coronariana.

Mantendo a pratica de caminhadas diárias, ela fará tanto parte de sua rotina que nos dias que não realizar você sentirá falta do exercício.

3. Faça musculação

Um dos exercícios que ajudam a controlar diabetes é a musculação, pois ela permite regular os níveis de glicose no sangue, além de auxiliar a manter os músculos fortes e evitar dores nas articulações com o passar dos anos.

Aliar caminhadas com musculação permite a redução de peso e mantém sob controle os níveis de taxas do sangue.

4. Comece a correr

A corrida é um dos exercícios que ajudam a controlar diabetes e normalmente é a sequência natural de quem inicia a caminhada como rotina, pois sem perceber a pessoa é impulsionada a fazer corridas curtas.

A corrida contribui para reduzir a glicose no sangue mais rapidamente, pela maior queima de energia e pelo aumento do metabolismo.

6 exercícios que ajudam a controlar diabetes.

5. Pratique natação

A natação é outros dos exercícios que ajudam a controlar diabetes, além de ser um dos exercícios mais completos, pois exige esforço de todo o corpo e sem impacto nos órgãos.

É uma excelente forma de se divertir e exercitar e que deve ser introduzida em sua vida.

6. Use a bicicleta

Pedalar também é um dos exercícios que auxiliam a controlar a diabetes, pois é um excelente fator de fortalecimento muscular e cardiovascular e aumenta o metabolismo, ajudando a reduzir as taxas de açúcar na corrente sanguínea.

Conclusão sobre exercícios que ajudam a controlar diabetes

Indicamos seis exercícios que ajudam a controlar diabetes, porém a introdução de uma dieta alimentar adequada e o acompanhamento médico periódico também são fundamentais para o controle da diabetes.