6 dicas de como baixar a pressão arterial naturalmente



O descontrole de pressão arterial é uma das muitas doenças que preocupam sobremaneira as pessoas e as autoridades de saúde mundiais.

Como é uma doença silenciosa e na maioria dos casos sem indícios, somente com exames rotineiros através da verificação da pressão sanguínea é possível que seja identificada uma eventual alteração.

O tratamento para estabilizar a pressão, normalmente, ocorre através de medicamentos, em casos com maior risco ou para o controle inicial de oscilações identificadas.

Entretanto, existem formas de como baixar a pressão arterial naturalmente, sem uso de medicamentos e isso é o que apresentaremos neste artigo.

6 dicas de como baixar a pressão arterial naturalmente

Como baixar a pressão arterial naturalmente

Podemos indicar 6 dicas importantes para auxiliar no seu objetivo de como baixar a pressão arterial naturalmente, conforme relacionamos a seguir:

1.    Perder peso

Reduzir o peso é fundamental para reduzir a sobrecarga no coração, através do aumento do esforço a se realizar quando a pessoa apresenta sobrepeso.

Aliás, não basta apenas emagrecer, mas sim, controlar o peso para que não ocorra um retorno à situação anterior.

O excesso de peso provoca diversos malefícios à pessoa e entre eles a pressão arterial é um fator que se destaca, juntamente com a presença da diabetes.

A redução de peso deve vir acompanhada da diminuição da circunferência abdominal da pessoa, pois é nessa área que possui a maior concentração de gordura no organismo, representando um fator maior de risco para doenças cardiovasculares.

6 dicas de como baixar a pressão arterial naturalmente

2.    Reduzir o consumo diário de sal

Um dos grandes fatores que impacta negativamente em como baixar a pressão arterial naturalmente e se manter com a pressão alta é o consumo indiscriminado de sal na alimentação.

As indicações saudáveis definidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde – é de um consumo diário menor que 6 gramas de sal.

Isso corresponde a 1 colher de chá rasa.

Deve ser abolido o hábito de cozinhar com sal refinado, usar temperos alternativos e naturais, como especiarias e alguns tipos de sal mais adequados, assim como evitar usar saleiro nas mesas de refeição.

Uma excelente forma de reduzir o sal dos alimentos é verificar a indicação de sódio nas embalagens dos alimentos e analisar como estarão impactando em sua saúde sempre que estiverem acima da recomendação dos órgãos de saúde pública.

Entenda que desenvolvemos nosso paladar de acordo com aquilo que estamos acostumados a comer e, desta forma, podemos nos reeducar e introduzir coisas saudáveis para vivermos melhor.

3.    Praticar exercícios 5 vezes por semana

A prática de exercícios diários, aliada a outras medidas descritas nesse artigo, permitem sucesso nos objetivos de como baixar a pressão arterial naturalmente.

Caminhar, correr, pedalar, nadar e praticar musculação moderada faz bem à saúde de forma geral e na redução da pressão sanguínea, contribuindo para o fortalecimento da capacidade aeróbica, fortalecimento muscular, combate ao estresse e redução de peso.

Tudo contribuindo para a melhoria da saúde em geral e para a redução da pressão também.

Atividades físicas de 30 minutos a 1 hora, pelo menos 3 vezes na semana, já alcançam resultados extraordinários, porém após algum tempo os exercícios farão parte tão importante de sua rotina que é possível que eles passem a ser praticados diariamente como uma necessidade do corpo.

4.    Abandonar o cigarro

Um dos mais importantes fatores de como baixar a pressão arterial naturalmente relaciona-se diretamente ao tabagismo.

Esse é um vício que afeta todo o organismo e o aumento de pressão arterial, com redução da capacidade pulmonar e cardíaca, através do comprometimento das funções dos vasos sanguíneos.

Normalmente, esse vício vem acompanhado do hábito de consumo de álcool, e essa união torna-se uma verdadeira bomba relógio, de difícil controle.

5.    Diminuir o estresse

Outro exemplo de como baixar a pressão arterial naturalmente é através da redução do estresse.

Atualmente esse mal atinge muitas pessoas e tem apelo na vida moderna que leva a ansiedade e angústia, componentes de grande importância para o surgimento de diversas doenças, inclusive o descontrole da pressão arterial.

Adotar a meditação, praticar exercícios, dormir bem e relaxar são importantes para controlar o estresse e melhorar a pressão.

6.    Adotar uma dieta alimentar adequada

Uma das melhores medidas de como baixar a pressão arterial naturalmente está relacionada a uma reeducação alimentar.

Aumentar o consumo de água também auxilia a melhorar o funcionamento do corpo e no controle da pressão.

Evite alimentos fritos, prontos, embutidos e salgadinhos, passando a consumir refeições cozidas adequadamente contendo legumes, verduras e frutas.

Fuja de fast foods e priorize refeições caseiras ou preparadas de forma natural.

Considerações finais sobre como baixar a pressão arterial

Várias são as formas existentes de como baixar a pressão arterial naturalmente, porém é importante que a pessoa se conscientize dos riscos de ter uma pressão descontrolada e comece a introduzir em sua vida melhores hábitos.

Deixe seu comentário no post e continue acompanhando os nosso blog.