6 dicas de bebidas para aliviar gastrite e úlcera



A gastrite e úlcera são doenças que incomodam muito quem as possui. Há medicamentos para ajudar a aliviar gastrite e úlcera, mas também há bebidas. Nesse artigo iremos falar tudo sobre a gastrite e úlcera. Além disso, também iremos dar dicas de bebidas para aliviar gastrite e úlcera.

A gastrite

A gastrite é uma inflamação no estomago. É detectada em endoscopia com biópsia da mucosa gástrica (revestimento do estomago) que evidencia a inflamação. O termo gastrite tem sido empregado como sinônimo da síndrome dispéptica, constituída pela dor no estomago, queimação após alimentação, empachamento e eructação.

Há diversos fatores relacionados a origem da gastrite. A infecção pela bactéria chamada Helicobacter pylori é a causa principal da gastrite crônica não erosiva. A bactéria atinge a parede do estomago e pode ser transmitida de individuo para individuo e também por meio de alimentos ou água contaminada.

A úlcera

A úlcera é uma lesão aberta que pode surgir em diversas áreas do corpo e causa muito incômodo e dor. Na maioria das vezes a úlcera pode ser grande, igual a uma cratera. Não se sabe precisamente a causa da úlcera. Dependendo da área que ela atinge há um motivo.

Por exemplo, no caso da ulcera peptídica (esofágica, gástrica e duodenal) que surgem por conta de um problema no revestimento protetor dos órgãos, geralmente em conjunto com a presença da bactéria. Ainda não se sabe se há uma ligação entre o estresse com o surgimento ou aumento da quantidade de indivíduos que possuem úlceras.

Dicas de bebidas para aliviar gastrite e úlcera

Abaixo listamos dicas de bebidas para aliviar gastrite e úlcera. Confira:

Bebidas para aliviar gastrite

1.      Pêra e banana

Pode parecer algo muito surpreendente um suco de pêra e banana não é mesmo? Mas sim, é uma das melhores bebidas para aliviar gastrite. A banana possui enzimas que são capazes de tratar a inflamação da mucosa gástrica. Conforme um estudo feito no Reino Unido, a banana verde fornece uma substancia conhecida como leucocianidina que é capaz de reduzir inflamações e tratar úlceras.

2.      Água de coco

Essa é uma das melhores bebidas para aliviar gastrite, pois possui propriedades antibacterianas que auxiliam na eliminação de elementos nocivos do sistema digestivo. Além de tudo, a água de coco nos mantém mais hidratado, algo muito importante para quem sofre com a gastrite. A água de coco ainda ajuda a reduzir a acidez estomacal.

3.      Água com mel

6 dicas de bebidas para aliviar gastrite e úlcera.

Essa é uma das bebidas para aliviar gastrite e é uma das mais eficazes para curá-la. Além disso, traz diversos benefícios como: reduzir inflamações, ajuda a limpar as toxinas e bactérias do organismo, aumenta a energia, limpa o trato digestivo, fortalece o sistema imunológico e melhora a função do intestino destruindo micro-organismos nocivos.

Bebidas para aliviar úlcera

1.      Suco de batata

Esse é um dos tratamentos naturais e uma das melhores bebidas para aliviar úlcera duodenal. Esse suco possui agentes antiinflamatórios que ajudam a controlar o ardor e a sensação de dor que surgem por conta desse transtorno.

2.      Suco de couve e salsão

A couve é um dos melhores alimentos que mais ajudam no alívio de diversos tipos de úlceras. Essa é uma das bebidas para aliviar úlcera que possui fibra, teor de clorofila e antioxidantes que auxilia na recuperação de tecido e promove a eliminação de resíduos que estão acumulados no estomago. Porém, não se deve consumir essa bebida com o estomago vazio, pois pode piorar a doença.

3.      Suco de cenoura

6 dicas de bebidas para aliviar gastrite e úlcera.

A cenoura é uma hortaliça que possui propriedades alcalinas e é rica em provitamina A, essenciais para a neutralização dos ácidos estomacais. Essa é uma das bebidas para aliviar úlcera que contribui na reparação do tecido danificado, favorecendo a cicatrização. Além de tudo, age como um poderoso depurativo do sangue e ajuda a eliminar as substâncias tóxicas prevenindo doenças. Também auxilia na limpeza dos intestinos, melhora a pele e é aliada a dietas.

Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!