6 dicas de alimentação para fortalecer cabelos



Você tem um bom hábito alimentar? Sabe o quanto se alimentar bem pode influenciar na saúde dos seus fios capilares? Você sabe como são constituídos os fios? Como a alimentação ajuda a fortalecer os cabelos? Neste artigo iremos falar tudo sobre a alimentação e daremos dicas de alimentação para fortalecer cabelos.

O fio capilar

Os nossos fios capilares sempre passam por diversas agressões externas no dia-a-dia e é por isso que precisam se recompor para voltar a crescer e se desenvolver. Para isso, precisamos oferecer nutrientes essenciais ao nosso couro cabeludo para que o nosso cabelo possa repor a sua massa e se manter fortalecido. A nutrição dos fios depende da alimentação. Por isso que é muito importante entender como os nossos fios são constituídos para entender quais cuidados devem ser tomados.

Estrutura capilar

Cada fio do nosso couro cabeludo é formado por três partes, elas são: cutícula, córtex e medula. Cada uma dessas partes possui a sua função na anatomia capilar:

Cutícula: parte externa do fio que possui a função de proteger as camadas internas e é responsável pela textura e pelo brilho de cada fio;

Córtex: camada interna do fio capilar, apelidada de “coração do cabelo”. Essa camada representa cerca de 90% do fio e é responsável pelo volume e espessura. Constituído quase totalmente por queratina e grânulos de melina, que é o que define a tonalidade dos fios. Além disso, é responsável pelas funções mecânicas dos fios assim como a elasticidade, quantidade natural de umidade e resistência. É o córtex que estabelece o formato dos fios (lisos, enrolados ou crespos);

Medula: parte central de cada fio. Não há informações sobre a sua função, mas há estudos que apontam que há uma possível função que esteja ligada ao primeiro momento da fase de germinação do fio. Muitos especialistas acreditam que a medula surge apenas em cabelos brancos.

Dicas de alimentação para fortalecer cabelos

Abaixo listamos as melhores dicas de alimentação para fortalecer cabelos. Confira:

1.      Aveia

6 dicas de alimentação para fortalecer cabelos

 

Uma das principais dicas de alimentação para fortalecer cabelos é consumir aveia no café da manhã. A aveia é rica em fibras, zinco, ferro, gorduras insaturadas e ômega 3, nutrientes essenciais para os nossos cabelos deixando-os mais brilhantes, saudáveis e volumosos.

2.      Goiaba

A goiaba deve ser incluída na alimentação para fortalecer cabelos, pois essa fruta contém vitamina C que deixa o cabelo mais durável e forte. Um estudo realizado nos Estados Unidos, investigadores confirmaram que vitamina C ajuda a acelerar o crescimento dos fios capilares. Uma única goiaba possui uma quantidade de vitamina C que é de quatro a cinco vezes maiores do que qualquer outra fruta cítrica.

3.      Cenoura

Um dos itens para incluir na alimentação para fortalecer cabelos é a cenoura, pois é um dos alimentos mais vitais para a saúde e mais nutritivos. A cenoura é rica em Beta Caroteno, mineral essencial para o nosso organismo, pois assim que é absorvido transforma-se em vitamina A, um poderoso antioxidante para a visão e para a pele. Além de tudo, essa vitamina é responsável pelo controle da produção sebácea, elasticidade e oleosidade.

4.      Gengibre

6 dicas de alimentação para fortalecer cabelos

O gengibre possui diversos benefícios que são conhecidos e apreciados desde a antiguidade. Dentre esses benefícios está a função antinflamatória que é capaz de estimular o fluxo sanguíneo de nosso couro cabeludo e assim estimula o crescimento dos fios. Além disso, o gengibre é essencial para quem está sofrendo com a queda dos fios.

5.      Banana

Uma fruta rica em magnésio que é fundamental para a formação de proteínas que constituem os fios capilares, capaz de formar uma película em volta dos fios assim como a queratina protegendo os fios de danos externos e fornecendo mais elasticidade.

6.      Ovos

Os ovos são alimentos ricos em vitamina B7 que ajuda a impulsionar o crescimento dos cabelos. A falta dessa vitamina causa a queda capilar excessiva, por isso é muito importante incluir os ovos em sua dieta.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário