6 conselhos de alimentação para reduzir colesterol



Você sabe o que é colesterol? O que uma boa alimentação pode influenciar nos níveis de colesterol? Neste artigo iremos falar tudo sobre colesterol, a diferença entre colesterol bom e ruim e daremos conselhos de alimentação para reduzir colesterol.

O colesterol

É um álcool monoinsaturado gorduroso que está presente naturalmente em nosso organismo. O colesterol faz parte do grupo de esteróides naturais que são lipídios que tem em sua estrutura quatro ciclos constituídos por 17 átomos de carbono. Todas as células podem sintetizar o colesterol, porém ele é gerado principalmente no intestino e no fígado. Esse lipídio é essencial para o bom funcionamento de nosso corpo, pois os tecidos usam-no para as funções vitais, assim como produzir hormônios sexuais femininos e masculinos, para a produção de vitamina D e para a síntese da membrana celular.

Diferenças entre colesterol bom e ruim

O colesterol bom (HDL) possui a função de retirar o colesterol ruim do nosso organismo e transportá-lo ao fígado, onde será metabolizado e eliminado. O colesterol ruim (LDL) é perigoso para o nosso organismo, pois leva ao acumulo de placas de gordura nas paredes internas das nossas artérias, reduzindo o fluxo de sangue para os órgãos importantes assim como o cérebro e coração, podendo até trazer problemas como infarto, derrame, entre outros problemas cardiovasculares.

Para avaliar os níveis de colesterol basta realizar um exame de sangue realizado por um médico, e para manter os níveis de colesterol é preciso realizar uma boa alimentação e evitar o sedentarismo.

Dicas de alimentação para reduzir colesterol

Abaixo listamos conselhos de alimentação para reduzir colesterol. Confira:

1.      Alimentos integrais

6 conselhos de alimentação para reduzir colesterol

 

Uma das dicas de alimentação para reduzir colesterol é consumir alimentos integrais assim que começar o dia, ou seja, no café da manhã. A massa integral oferece ao organismo boas doses de fibras que servem de alimento a bactérias que estão presentes em nosso intestino. Bem nutridas, algumas delas geram mais propionato, substancia que possui tudo relacionado aos níveis de gordura na circulação. Ao chegar ao fígado, ela reduz o colesterol e com isso reduz a quantidade dessa partícula no sangue também.

2.      Ômega 3

O peixe é uma das dicas de alimentação para reduzir colesterol, pois ele possui ômega 3, um tipo de gordura que auxilia na redução de LDL no sangue e níveis de triglicerídeos. Os peixes que você deve consumir são atum, truta, salmão, etc., duas vezes na semana. O óleo de peixe em cápsulas também é benéfico à nossa saúde.

3.      Consuma mais castanhas e nozes

6 conselhos de alimentação para reduzir colesterol

Um dos conselhos de alimentação para reduzir colesterol é apostar em castanhas e nozes naqueles lanchinhos da tarde ao invés de salgadinhos ou biscoitos recheados que possuem gorduras nada saudáveis para a nossa saúde. As nozes e castanhas possuem gordura monoinsaturada que ajudam a diminuir o colesterol LDL.

4.      Chocolate amargo

O chocolate amargo é um dos melhores alimentos para quem está querendo reduzir o colesterol, pois é rico em flavonóides. Lembrando que essa substancia está presente mais no chocolate amargo que no ao leite, que pode aumentar os níveis de colesterol.

5.      Reduzir o consumo de carnes gordas e processadas

É muito importante reduzir o consumo desses alimentos, principalmente salsicha, salame, presunto, entre outros. A carne está relacionada ao colesterol e também ao câncer segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

6.      Evitar leites e derivados

É preciso consumir mais leite desnatado que o integral, queijos magros e iogurte desnatado. Prefira queijo cottage, ricota e queijo minas light. Caso for preparar uma receita que possua creme de leite, substitua pelo à base de soja.

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