6 benefícios de frutas vermelhas para o organismo



Você consome frutas vermelhas? Sabe quais são elas? Conhece todos os seus benefícios? Neste artigo falaremos tudo sobre os maiores benefícios de frutas vermelhas.

As frutas vermelhas

6 benefícios de frutas vermelhas para o organismo

Conhecidas mundialmente como “red berries“, é um dos tipos de frutas que são deliciosas, saborosas, poderosas e um dos mais amados por indivíduos que buscam ter uma alimentação balanceada e nutritiva. Apesar de elas serem chamadas de frutas vermelhas, esse grupo também pode variar em sua coloração. As frutas são ricas em antioxidantes e vitaminas B que trazem diversos benefícios, assim como ajudam no funcionamento das células do organismo.

As cascas podem ser mais ou menos avermelhadas ou até mesmo serem quase roxo-escuro. Mas não é somente a sua aparência que chama a atenção, os seus sabores peculiares, levemente ácidas e azedas, combinam com praticamente qualquer tipo de alimento, principalmente doces. Em relação aos seus componentes nutricionais, todas as frutas vermelhas são fonte de vitaminas e minerais.

Tipos de frutas vermelhas

6 benefícios de frutas vermelhas para o organismo

Há diversos tipos de frutas vermelhas que você já deve ter consumido pelo menos em algum momento da sua vida. Elas são: cereja, morango, amora, goiaba, ameixa, framboesa, mirtilo (conhecida como blue berry), groselha, goji berry, jabuticaba, cranberry, entre outras.

Açaí não é fruta vermelha

Recentemente, houve inclusive uma discussão a respeito do açaí e sua inclusão neste grupo, mas devido a pesquisas do ministério da agricultura, foi compreendido que essa fruta não satisfaz as condições para ser incluída no grupo de frutas vermelhas e, portanto, não poderá ser classificada dessa forma.

Como consumir frutas vermelhas

A diversidade é o grande diferencial dos alimentos naturais e você pode consumi-los de várias formas, seja in natura, separados ou juntos, em bebidas, receitas doces ou salgadas, shakes, sucos ou até mesmo vitaminas. No verão, essas frutas são excelentes para se fazer picolés ou sacolés – também conhecidos como chup-chup em algumas regiões do Brasil, com as suas polpas congeladas. Apesar de as frutas vermelhas estarem disponíveis durante o ano todo, é recomendado consumi-las em seus períodos de safra, ou seja, durante o verão. É indicado consumi-las de 3 a 4 vezes por semana, variando os seus tipos para garantir a ingestão de mais nutrientes.

Benefícios de frutas vermelhas para o nosso organismo

Abaixo, listamos os maiores benefícios de frutas vermelhas. Confira:

1.      Combate a anemia

Um dos maiores benefícios de frutas vermelhas é que pode auxiliar no combate da anemia, principalmente se consumir frutas como goiaba e acerola, que auxiliam na absorção e fixação do ferro no organismo.

2.      Retarda o envelhecimento

As frutas vermelhas são antioxidantes capazes de neutralizar a ação de radicais livres, moléculas responsáveis pelos danos causados em nosso organismo. O grande destaque é a romã, ótima fonte de beleza e juventude com propriedades terapêuticas que trazem diversas vantagens a nossa saúde.

3.      Melhora a visão

Um dos maiores benefícios de frutas vermelhas é que elas auxiliam na melhora da visão, assim como a framboesa e o mirtilo, pois contêm luteína, nutriente que ajuda a manter a boa visão.

4.      Ação anticancerígena

A framboesa e a amora contêm ácido elágico, um anticancerígeno ideal para auxiliar na inibição do aparecimento dos tumores.

5.      Melhora a flora intestinal

As frutas vermelhas contêm uma fonte de fibras que ajudam a regular o movimento intestinal, ajudando os músculos digestivos a exercerem as suas funções da melhor forma. A cranberry, especialmente, é recomendada para o consumo pelas vantagens que traz à saúde do trato urinário.

6.      Estimula a memória

A fisetina que está presente nas frutas vermelhas estimula a área do cérebro responsável pela memória de longo prazo e ainda protege de doenças como a esclerose múltipla e o Mal de Alzheimer.

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