6 benefícios de ervas para a saúde



Com certeza você já ouviu que para curar um resfriado, deve-se tomar chá de tal erva que você iria melhorar rápido, não é mesmo? É porque elas trazem diversos benefícios a nossa saúde e ainda servem como remédios naturais que você pode cultivar em casa. Mas, quais são os seus benefícios? Neste artigo falaremos sobre os maiores benefícios de ervas para a saúde. Acompanhe todos os detalhes a seguir!

As ervas

As ervas contêm grande quantidade de nutrientes necessários para a saúde geral do nosso organismo. Além disso,  são tradicionalmente utilizadas para curar males e ainda ajudam a manter os intestinos funcionando bem, auxiliam na perda de peso, são diuréticas, entre outras vantagens que serão citadas neste artigo.

6 benefícios de ervas para a saúde

Tipos de ervas

Há diversos tipos de ervas que são utilizadas como remédios naturais e que podem ser cultivadas em casa. As mais conhecidas são: Aloe vera (babosa), manjericão, lavanda, erva-cidreira, salsinha, hortelã, sálvia, alecrim, tomilho, melissa, boldo, hibisco, carqueja, jasmim, Camellia sinensis (chá-da-índia), entre outras.

Benefícios de ervas para a saúde

Abaixo, listamos os maiores e melhores benefícios de ervas para a saúde. Confira cada um dos principais:

1.      Melhora o sono e diminui a ansiedade

Um dos benefícios de ervas para a saúde é que favorece uma boa noite de sono e acalma os nervos. Uma das ervas que fornecem esse benefício é o coentro por  conter componentes sedativos naturais. Um estudo feito pelo Indian Journal of Pharmacology descobriu que o extrato do coentro produz efeitos similares ao do medicamento antiansiedade conhecido como diazepam.

2.      Antioxidante

Outro, que figura entre os principais benefícios de ervas para a saúde é ser antioxidante assim como o manjericão, que contém óleos essenciais voláteis e são considerados hidrofóbicos. Também são leves e pequenos o suficiente para “viajarem” pelos poros para dentro da nossa pele. Os óleos do manjericão também são responsáveis pelo seu aroma inconfundível.

3.      Diminui as dores menstruais

Diminuir as dores menstruais como efeito da calêndula é outro da lista de benefícios de ervas para saúde.  É fornecida essa vantagem por conta da presença dos flavonoides que auxiliam no relaxamento dos músculos e do fluxo sanguíneo, ajudando assim a melhorar os sintomas dos períodos pré-menstrual e menstrual.

4.      Aumenta o colesterol bom

O Um estudo recente realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apontou que o consumo do chá de erva-mate aumenta a qualidade do colesterol HDL (o colesterol bom), prevenindo ataques cardíacos.

E por que isso seria tão importante? O colesterol bom ajuda na questão da proteção cardiovascular, ou seja, minimiza risco de doenças nessa região, e ataques como infarto e outros, aumentando sua longevidade.

5.      Combate problemas respiratórios e alivia a artrite

6 benefícios de ervas para a saúde

O chá de erva-doce é indicado frequentemente para cuidar de problemas respiratórios combatendo infecções do trato respiratório superior por conta de suas propriedades antimicrobianas. Além disso, alivia a artrite limpando o organismo, melhorando a saúde das junções e dos tecidos aliviando dores. Isto é, garante inúmeras vantagens para sua vida.

6.      Previne a intoxicação alimentar

Antigamente, utilizava-se o tomilho para evitar a contaminação dos alimentos. Há diversos estudos publicados pela revista científica Microbiologia de Alimentos em que os pesquisadores descobriram que o óleo essencial de tomilho é capaz de descontaminar alfaces inoculadas com Shigella, uma bactéria que causa diarreia e traz danos intestinais. No estudo, eles lavaram as folhas de alface em uma solução com apenas 1% do óleo de tomilho, que resultou na redução do número dessa bactéria.

Gostou do artigo sobre benefícios de ervas para a saúde? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog e até o próximo post com muito mais sobre saúde e bem-estar!