6 alimentos que podem ajudar a combater depressão



A depressão é um problema que atinge muitas pessoas, e na maioria dos casos é silencioso. Números estimam que cerca de 24 milhões de pessoas, só na América Latina, sofrem com esse transtorno mental. Vamos entender mais sobre o tema a seguir. Confira!

A depressão é caracterizada pela falta de energia, humor afetado, falta de interesse e vontade de realizar atividades do seu dia a dia que eram comuns.  Algumas pessoas podem apresentar mudanças no apetite com falta de fome, ou fome em exagero. Alguns dos sintomas físicos da depressão são a perda ou ganho de peso, dores de cabeça e problemas no estômago.

Falando fisiologicamente, depressão é um desequilíbrio no cérebro, porém, as suas causas são uma combinação de fatores biológicos, sociais e psicológicos ou seja, sua vida, trabalho, relacionamentos e até a alimentação podem influenciar na sua depressão e sintomas. E é sobre os alimentos que podem ajudar a combater depressão que falaremos no artigo de hoje.

Quais os alimentos que podem ajudar a combater depressão?

Para combater a depressão, você deve optar por alimentos ricos em serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pelo bom humor e saciedade, passando uma sensação de bem-estar e prazer para o organismo fazendo com que a pessoa se sinta mais disposta e animada.

Os alimentos para ajudar no combate da depressão devem conter triptofano, ômega 3, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C

Abaixo fizemos uma lista com os alimentos que podem ajudar a combater depressão:

Carnes magras

6 alimentos que podem ajudar a combater depressão

Carnes magras como peru podem ser aliadas no combate a depressão, pois são ricas em proteínas e contém o aminoácido essencial para o distúrbio, que é o triptofano.

Chá verde

Importante nas dietas, o chá verde é um grande aliado no combate a depressão. O chá verde contém a Teanina, um aminoácido que possui ação relaxante, e consequentemente reduz o estresse que a depressão pode provocar.

Aveia

Outra aliada nas dietas, a aveia ajuda no combate da depressão por ser uma fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam na melhora da digestão e equilibram os níveis de açúcar no sangue, já que, pode estar alterado devido a doença.

Chocolate

O chocolate consumido em quantidades moderadas estimula a produção de serotonina pelo cérebro melhorando o humor da pessoa que tem depressão. Os escolhidos devem ser aqueles que possuem entre 50% e 70% de cacau na composição, pois são antioxidantes.

Peixes

Peixes chamados de azuis são ricos em ômega 3. Listado acima como um dos aliados da depressão, o ômega 3 melhora a saúde cerebral, reduz inflamações e é essencial na liberação de substâncias que melhoram o tratamento da depressão. Os peixes azuis que mais possuem ômega 3 são: Salmão, atum, sardinha, cavala e bacalhau.

Nozes

6 alimentos que podem ajudar a combater depressão

As nozes são consideradas as melhores fontes dos ácidos graxos monoinsaturados que ajudam no bom humor, por isso entram na nossa lista de aliados no tratamento da depressão. Esses ácidos aliados ao ômega 3, atuam positivamente na saúde do cérebro, aliviando a irritação que o distúrbio pode causar no paciente.

A lista de alimentos que podem ajudar a combater depressão é infindável, mas o que podemos perceber é que uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais pode ser uma grande aliada de quem sofre com esse distúrbio. Por isso, ao procurar indicação médica, busque também fazer um acompanhamento nutricional. É mais do que provado que os alimentos naturais são importantíssimos para uma vida melhor e possuem inclusive o poder de cura. Cuide-se sempre!

Então, gostou do nosso artigo sobre 6 alimentos que podem ajudar a combater depressão? Deixe seu comentário! Sua opinião é importante para nós. Até a próxima.

Deixe um Comentário