6 alimentos com maiores níveis de antioxidantes



Você sabe o que são antioxidantes? Quais são os alimentos com maiores níveis de antioxidantes? Neste artigo falaremos tudo sobre quais são os alimentos com maiores níveis de antioxidantes que você deve consumir.

Antioxidantes

Os antioxidantes são compostos aromáticos que contêm, no mínimo, uma hidroxila. Essas moléculas são capazes de atrasar ou até mesmo inibir o processo de oxidação. Os danos causados pela oxidação são normais por conta do processo fisiológico de oxidação do tecido animal. Assim, a função dos antioxidantes é de proteger a célula contra a ação dos radicais livres, prevenindo danos ao funcionamento do organismo e até mesmo retardar o seu envelhecimento. Além de tudo, o combate aos radicais livres também atua nos mecanismos de algumas doenças, como o câncer, melhorando a saúde do sistema imunológico.

Os tipos de antioxidantes

Certos nutrientes, enzimas e vitaminas, como as proteínas do nosso organismo, são algumas substâncias antioxidantes que agem no corpo. Dentre elas, podemos citar: vitaminas C e E, selênio, betacaroteno, manganês, zinco e compostos fenólicos. A vantagem dessas substâncias consiste em seu poder de combater os radicais livres. Além de tudo, os compostos fenólicos tem a capacidade de inibir o processo de peroxidação lipídica – ou , resumidamente, danos às células promovidos por radicais livres.

Alimentos com maiores níveis de antioxidantes

Abaixo, listamos os alimentos com maiores níveis de antioxidantes. Confira:

1.      Azeite de oliva

6 alimentos com maiores níveis de antioxidantes

Um dos alimentos com maiores níveis de antioxidantes é o azeite de oliva, pois, ao contrário do que muitos dizem, ele pode ser utilizado aquecido já que a sua propriedade antioxidante se mantém em até 80%. Além disso, o azeite de oliva é aliado no combate ao envelhecimento e previne a disfunção do endotélio, o que é positivo para o combate de doenças arteriais e aterosclerose. Prefira consumir azeite de oliva tipo extravirgem, pois contêm inúmeras substâncias antioxidantes, assim como a vitamina E, esteróis livres e derivados fenólicos.

2.      Framboesa

A framboesa é uma fruta que apresenta várias cores, assim como a preta, rosa, roxa, branca, laranja e amarela. Todas essas colorações trazem benefícios a nossa saúde e são ricas em antioxidantes, variando no teor de nutrientes. Por conter grandes quantidades de nutrientes necessários, além de altas concentrações de antioxidantes, alguns alimentos são chamados de superalimentos – e a framboesa é um deles.

3.      Aveia

Um dos alimentos com maiores níveis de antioxidantes é a aveia, um tipo de cereal integral que proporciona uma maior quantidade de nutrientes e fibras. Além disso, a aveia é rica em vitamina B, importante para várias funções corporais, como regulação intestinal. Ainda contém grandes quantidades de vitamina E, magnésio, silício, fósforo, magnésio e minerais necessários para o fortalecimento do sistema imunológico.

4.      Ameixa-preta

A ameixa-preta é uma fruta seca rica em diversas vitaminas e também é antioxidante. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, ósseas, câncer e obesidade. Além de tudo, as ameixas-pretas auxiliam no sistema imunológico e gastrointestinal, e até mesmo para as funções cognitivas.

5.      Nozes

6 alimentos com maiores níveis de antioxidantes

As nozes têm cerca de 20,97 unidades de elementos antioxidantes e são excelentes para reduzir os níveis de colesterol LDL, ou o tipo ruim, em nosso organismo. Os antioxidantes presentes nas nozes ajudam a combater diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. É recomendado acrescentar um punhado de nozes em uma dieta saudável e também para quem precisa melhorar a qualidade dos nutrientes e índices glicêmicos.

6.      Batata-doce

Por mais que ela seja mais calórica que a batata tradicional, a batata-doce é um alimento rico em carboidratos saudáveis. Além disso, é um alimento rico em antioxidantes, vitamina C, manganês e potássio. Por ser um alimento versátil, a batata-doce pode ser preparada em diversas formas, seja em pratos doces ou salgados, na salada ou até mesmo frita.

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