5 vitaminas que ajudam na saúde das unhas



As unhas, por mais que pareçam apenas um fator estético nas nossas vidas, são muito importantes. Elas mostram se nosso corpo está fraco, se precisa de vitaminas, dentre outras coisas. Por isso, cuidar da saúde das unhas é algo de extrema importância. Confira neste post, cinco vitaminas que ajudam na saúde das unhas. Continue lendo e saiba tudo sobre esse assunto!

1.       Alimentação balanceada e a saúde das unhas

5 vitaminas que ajudam na saúde das unhas

Unhas fracas, que não crescem ou quebram com extrema facilidade, com manchas e listras… Estes são apenas alguns sintomas de unhas com deficiências de vitaminas. A saúde das unhas é totalmente ligada com as vitaminas que ingerimos, por isso uma alimentação balanceada é de extrema importância.

A saúde das unhas vai muito além de passar esmaltes e fazer a cutícula. Manter uma alimentação balanceada é a primeira dica para se conseguir as vitaminas e nutrientes necessários para a unha, como o ferro, zinco e cálcio. Uma alimentação rica em laticínios, verduras, frutos do mar e legumes, é um bom começo para unhas saudáveis!

2.       Vitamina B

A falta de vitamina B nas unhas é vista em forma de listras. Aquelas tirinhas finas horizontais ou verticais. Quando a unha está assim, é provável que exista uma falta de vitamina B, que pode ser encontrada em couve flor, tomate, aveia, nozes, fígado bovino, ou tomada em forma de capsula.

3-  Vitamina C

A falta de vitamina C não é só muito preocupante para a saúde em geral, mas é um fator que logo se percebe na saúde de suas unhas.  Quando as unhas ficam muito quebradiças, fracas e sem força, pode ser um sinal que existe uma deficiência de vitamina C no corpo.

Encontrar as vitaminas do complexo C pode ser bem fácil, pois elas estão em diversos alimentos, voltando ao item um do texto: ter uma alimentação balanceada é ideal para a saúde e força das unhas. Pode se encontrar vitamina C em frutas como laranja, limão e goiaba, ou em vegetais de cores verde escura e grãos.

4-  Vitamina A

A Vitamina A é a vitamina antioxidante. Essa vitamina é responsável pelo crescimento das unhas, além de ser responsável pela visão do nosso corpo, o metabolismo ósseo e capilar, além da função imunológica.  Então, se suas unhas não crescem muito rapidamente, pode ser que seu corpo esteja precisando de vitamina A.

Para se ter vitamina A e possuir unhas saudáveis, deve-se procurar ingerir frutas e legumes das cores amarelo, laranja e verde escura. Alimentos como ovos, brócolis, cenoura, espinafre, além de peixes, leite, queijo, fígado de galinha, entre outros. Também é possível encontrar suplementos de vitamina A para suprir esta necessidade e ter unhas mais saudáveis.

5-      Biotina

5 vitaminas que ajudam na saúde das unhas 1

A biotina é uma vitamina do complexo B. Seus sintomas afetam as unhas, as deixando fracas, descamando, com o aspecto nada saudável. Outros sintomas podem incluir listras horizontais nas unhas. Esta vitamina é essencial para o crescimento e fortalecimento não só das unhas, mas dos cabelos também.

E a onde se encontra a biotina? Ela pode ser ingerida por forma de cápsulas vendidas em farmácias, mas também pode ser encontrada na gema de ovo, em cogumelos, na cebola, na aveia, no peito de frango, dentre outras.  A biotina é essencial para dar uma acelerada no crescimento, saúde e força das suas unhas.

Agora que você já sabe sobre as vitaminas que ajudam na nutrição das suas unhas e já sabe como se alimentar para ter unhas saudáveis, nos diga, qual passo você acha mais importante para cuidar de suas unhas do jeito que elas merecem? Deixe seu comentário abaixo, e é claro, continue acompanhando nosso blog!