5 vantagens de praticar meditação por 60 minutos



Você pratica meditação? Sabia que ela pode trazer vários benefícios para você? Nesse artigo falaremos tudo sobre as vantagens de praticar meditação e como ela deve ser praticada.

A meditação

5 vantagens de praticar meditação por 60 minutos

A meditação significa esvaziar a nossa mente. Os mestres orientais possuem como ensinamento essencial o ficar em silencio, buscar a sabedoria interior e manter a sua mente vazia. Meditação significa “voltar ao centro”. Possuímos dois tipos de consciência: a dos sentidos e a mental. A dos sentidos está relacionada aos sentidos do nosso corpo assim como a audição, visão, paladar, olfato e tato. Já a mental está relacionada aos sentimentos, processos intelectuais e emoções.

Vantagens de praticar meditação por 60 minutos

Abaixo listamos as principais vantagens da prática de meditação. Confira:

1.       Reduz a probabilidade de ataques cardíacos

Uma das vantagens de praticar meditação é que ela ajuda a reduzir a probabilidade dos ataques cardíacos. A associação Americana do Coração, após uma pesquisa realizada em um grupo de pacientes de 59 anos ao longo de nove anos, concluiu que praticar meditação reduz 47% as chances de se ter um ataque cardíaco.

2.       Combate a depressão e ansiedade

5 vantagens de praticar meditação por 60 minutos

Mais uma das vantagens de praticar meditação é que ela ajuda a combater a depressão e a ansiedade, pois por meio de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, 20 idosos com depressão tiveram uma melhora do humor com um programa de oito semanas de meia hora por dia de meditação.

Sobre a redução da ansiedade a equipe de cientistas de Wake Baptist Medical Center em seu estudo com pessoas que possuem um nível de ansiedade normal teve uma redução de 39% após praticar meditação diariamente por 20 dias seguidos.

3.       Melhora o ritmo cardíaco

Entre as vantagens de praticar meditação está o fato de ela ajudar a melhorar o ritmo cardíaco; isso foi descoberto em uma pesquisa feita em 31 adolescentes hipertensos, onde os mesmos praticaram a meditação durante quatro meses e o que se observou é que ocorreu a redução da massa do ventrículo esquerdo o que ajuda a diminuir o risco de infarto.

4.       Melhora as suas emoções e pensamentos

Outra entre as vantagens de praticar meditação é que ela ajuda a melhorar as suas emoções e pensamentos, pois essa prática ativa as regiões do cérebro que são responsáveis pelo pensamento e emoção.

5.       Reduz o envelhecimento

Um estudo publicado pela Maharish University of Managment compararam a idade cronológica com suas idades aparentes. Foram analisados como fatores para avaliar a idade biológica a visão de perto, pressão sanguínea e a capacidade de ouvir. Constatou-se que as pessoas que praticavam a meditação aparentavam ter 12 anos a menos que a sua idade real.

Como praticar?

5 vantagens de praticar meditação por 60 minutos

Para começar a meditar é muito importante seguir os seguintes passos:

  • Reservar um tempo ao longo do seu dia para se desligar por um momento, podendo ser ao acordar, no meio do dia ou quando for se deitar;
  • Encontrar um local calmo assim como uma sala, sofá, jardim ou até mesmo no carro ou na cadeira do escritório. O importante é estar em um ambiente tranquilo sem distrações;
  • Adquirir uma postura confortável para a prática da meditação, conforme as técnicas orientais o ideal é a postura de lótus onde você permanece sentada (o) com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, acima dos joelhos, e com a coluna reta. Sendo que essa posição não é obrigatória, você pode fazer sentado ou deitado em qualquer posição, desde que a sua coluna esteja ereta, confortável, com ombros relaxados e pescoço alinhado.

Gostou do artigo falando tudo sobre vantagens de praticas meditação? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!