5 Vantagens de Consumir Ovos com Frequência



Antes era comum escutar que ovos podiam ser vilões na hora de uma alimentação balanceada. Hoje, estudos confirmam que consumir ao menos um ovo por dia pode ser muito benéfico e vantajoso na construção de uma alimentação saudável para o seu dia a dia.

Consumir ovos com frequência: mais saúde e benefícios na sua alimentação

5 Vantagens de Consumir Ovos com Frequência

Ovos podem melhorar o seu humor, a sua pele, o seu cabelo e até a sua tonicidade muscular. Isso tudo é possível graças os seus altos valores nutricionais. Ovos são repletos de proteína, vitaminas entre outros componentes presentes em sua composição.

Por isso, neste artigo de hoje, listamos 5 vantagens de consumir ovos com frequência. Assim, você entenderá a importância de consumir diariamente esse alimento tão presente no cardápio dos brasileiros.

1.      Possui Valor Nutricional Excelente

Os ovos são atualmente conhecidos por seu excelente poder nutritivo. Isso mesmo, ovos possuem um alto valor nutricional e essa é somente uma das vantagens de consumir ovos.

Rico em proteínas, o ovo possui todos os aminoácidos necessários para a sua saúde. É uma proteína considerada uma das melhores fontes alimentares. E acredite, esta é somente uma das vantagens de consumir ovos.

2.      Contribui na Hora de Ganhar Massa Muscular

Para você que curte exercícios físicos, não esqueça de anotar essa vantagem. Consumir ovos pode te ajudar na hora de adquirir massa muscular. Os ovos podem ser grandes aliados na prática de exercícios. Vamos entender o porquê: a clara é muito rica em albumina, uma proteína que atua justamente na construção e reconstrução de células do corpo, inclusive na reparação dos músculos.

Não pense que só a clara pode ser sua amiga na hora de ganhar massa muscular. A gema também se faz necessária para hipertrofia, pois é rica em nutrientes lipídicos e vitamínicos.  A dica é depois da prática de exercícios, consuma ovos para obter um melhor resultado.

3.      Ativa a Atividade Cerebral

5 Vantagens de Consumir Ovos com Frequência 1

Existe uma substância presente no ovo chamada colina. Ela é utilizada na síntese de acetilcolina, que é, na verdade, um neurotransmissor que te ajuda na concentração em alguma atividade. Outra vantagem dessa substância é auxiliar na capacidade de memória do seu cérebro e na consequente prevenção de doenças, como o mal de Alzheimer.

Além disso, o ovo ainda estimula uma atividade cerebral saudável, uma vez que contribui para o seu bom humor. Por ser fonte de triptofano, o precursor da serotonina, o ovo pode estar indiretamente associado à sua modulação de humor.

4.      Ajuda na Ação Antioxidante

É oficial: ovos contribuem para evitar o envelhecimento. Esta é mais uma das vantagens de consumir ovos. Componentes presentes no ovo como carotenoides, vitamina E e A, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, tem funções altamente antioxidantes.

Isso acontece porque eles protegem as células de ação prejudicial dos radicais livres, isso resulta no retardamento do envelhecimento celular precoce.

5.      Ovo: Um Bom Custo-Benefício

Além de todas as vantagens de consumir ovos que citamos acima, é importante lembrar que o ovo é um alimento acessível para a população em geral por ter ainda um baixo custo. O ovo também promove a saciedade, sendo um alimento essencial no seu cardápio alimentar diário.

Apesar de todas as vantagens de consumir ovos frequentemente, fique atento!

É importante lembrar que no momento de fazer qualquer dieta, é essencial o acompanhamento de um especialista na área. O consumo em exagero de qualquer alimento pode acabar atrapalhando em vez de contribuir. Então, esteja sempre atento para ter uma alimentação equilibrada e saudável.

E aí curtiu conhecer as vantagens de consumir ovos? Não se esqueça de comentar a sua opinião sobre o assunto e até o próximo texto com mais informações pra você!

Deixe um Comentário