5 vantagens de consumir cogumelos no dia a dia



Você consome cogumelos no dia a dia? Sabe quais são seus benefícios? Neste artigo falaremos tudo sobre as vantagens de consumir cogumelos no  dia a dia.

Os cogumelos

5 vantagens de consumir cogumelos no dia a dia

Há diversos tipos de cogumelos comestíveis e cada um é rico em substâncias necessárias para a nossa saúde e que podem auxiliar na prevenção de doenças graves. Não há uma quantidade exata recomendada no consumo de cogumelo, aproximadamente 250 a 300 gramas por semana é interessante para uma alimentação balanceada. O excesso de cogumelos não traz problemas à saúde, a única questão é que alguns indivíduos são alérgicos a esse tipo de alimento.

Lembre-se de nunca consumir um cogumelo cru, mesmo os comprados em lojas, pois podem conter toxinas, por isso é muito importante cozinhá-los.

Tipos de cogumelos

Há diversos tipos de cogumelos comestíveis, assim como:

  • champignon (conhecido como cogumelo-de-paris, o mais comum no Brasil);
  • portobello (o champignon em sua versão mais madura);
  • maitake (cogumelo de origem japonesa);
  • shiitake (encontrado em sua versão desidratada podendo adicionar um pouco de água quente para voltar a se hidratar);
  • shimeji (considerado como um dos mais saborosos e de fácil preparo);

5 vantagens de consumir cogumelos no dia a dia

  • morchela (tem o formato parecido como uma colmeia de abelhas e é um dos mais consumidos pelos franceses);
  • hiratake (encontrado em diversas cores) e cantarelo, também conhecido como cogumelo canário.

Vantagens de consumir cogumelos no dia a dia

Abaixo, listamos as principais vantagens de consumir cogumelos. Confira:

1.      Ação antimicrobiana

Alguns tipos de cogumelos se destacam pela sua ação antimicrobiana e assim uma das vantagens de consumir cogumelos é que podem combater alguns micro-organismos prejudiciais ao nosso organismo. Isso acontece porque em seu ambiente natural os cogumelos precisam de compostos antivirais e antibacterianos para sobreviver. Estudos iniciais apontaram inclusive a melhora dos sintomas do HIV após o consumo de cogumelos. O Pleurotus salmon tem esta atividade comprovada contra bactérias por conter substância pleurotina, poderosa antibacteriana. O funghi, shiitake e o cogumelo-dourado também apresentam essa mesma ação.

2.      Diminui a pressão arterial e riscos de doenças cardíacas

A combinação de potássio, fibra e vitamina C que os cogumelos contêm é extremamente benéfica para a saúde do sistema cardíaco. Alguns especialistas apontam que o consumo regular de 3 g diárias da fibra betaglucano pode reduzir o colesterol em até 5%. O shiitake é uma excelente fonte deste tipo de fibra.

3.      Anticâncer

Ricos em antioxidantes, as vantagens de consumir cogumelos é de bloquear a ação de radicais livres responsáveis por desencadear doenças crônicas e alguns tipos de cânceres. Além disso, a presença de selênio também é um ótimo indicativo da ação anticancerígena dos cogumelos. Isso porque esse mineral faz parte da ação enzimática do fígado, auxiliando na desintoxicação de alguns compostos que podem causar o câncer. Esse mineral auxilia no combate à inflamação e redução do crescimento de alguns tumores.

4.      Combate a diabetes

As fibras também podem ser aliadas para quem sofre de diabetes tipo 1 e 2, já que auxiliam no controle do nível de glicose e insulina. Com uma xícara de cogumelo portobelo grelhado ou shiitake refogado, você adquire todas as vantagens de consumir cogumelos.

5.      Controle do peso

Os cogumelos são ricos em fibras e, por conta disso, fornecem saciedade para quem consome. Em sua composição há dois tipos de fibras que auxiliam na saciedade e na redução do apetite. Além disso, o consumo de fibras é ideal para o bom funcionamento do sistema digestivo, o que também auxilia no controle do peso.

Gostou do artigo com vantagens de consumir cogumelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!