5 melhores frutas para efeito laxante



A maioria das pessoas que sofrem prisão de ventre não tem ideia do poder que as frutas têm para ajudar nesse momento. Há diversas com efeito laxante que podem ajudar aqueles que não conseguem ir ao banheiro regularmente.

Neste artigo falaremos sobre as melhores frutas para efeito laxante.

As frutas

A fruta é um dos alimentos essenciais para a nossa saúde e, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é preciso consumir diariamente entre 3 a 5 porções de fruta, variando sempre os tipos. É uma peça essencial em uma alimentação saudável, uma vez que fornecem minerais, vitaminas, diversas fibras alimentares e flavonoides, que auxiliam no regulamento do organismo.

Ter uma alimentação saudável em que as frutas estão incluídas é importante para o organismo ser capaz de se defender de doenças e viroses. Há diversas razões para consumir frutas: sabor doce e agradável, contêm 90 a 95% de água, não contêm mau colesterol, apresenta efeito positivo em nosso cérebro ao estimular a memória, age sobre o nosso humor combatendo a depressão, combate a obesidade e a hipertensão e auxilia no funcionamento do sistema digestivo. Além desses benefícios, também ajuda a manter o nosso intestino saudável.

Prisão de ventre

A prisão de ventre atinge diversas pessoas, principalmente mulheres –por razões diversas, indo desde as oscilações hormonais até ditames culturais. Esse tipo de problema ocorre por conta de uma má alimentação e entre outros fatores. A prisão do ventre é a dificuldade de evacuar. Não há parâmetros para determinar o principal caso da prisão de ventre, porém, se usa como referência para o funcionamento do intestino regular evacuar de 2 a 12 vezes por semana. No entanto, cada organismo funciona de forma particular.

Os sintomas da prisão de ventre são: gases, dores ao tentar evacuar, inchaço abdominal, fezes ressecadas e poucas evacuações. É preciso buscar orientação médica, mas melhorar os hábitos alimentares costuma ter ótimos resultados.

Quais são as melhores frutas para efeito laxante?

Abaixo, listamos as melhores frutas para efeito laxante. Confira:

1.      Ameixa

Essa é uma das principais e melhores frutas para efeito laxante. Ela é muito famosa pela sua alta quantidade de fibras. Um estudo feito em 2002 diz que a ameixa-preta e o seu suco são grandes estimuladores da mobilidade intestinal por conter ácido dildroxifenil isatina. Além disso, possui sorbitol que tem efeito de absorver grande quantidade de água do organismo e, aliado às fibras, ajuda a acelerar o trânsito intestinal. A quantidade ideal para consumir ameixas é de duas a quatro por dia.

2.      Abacate

5 melhores frutas para efeito laxante..

Essa é uma das melhores frutas para efeito laxante, pois contém gorduras boas e ajuda na lubrificação das fezes, que impede o efeito da constipação e ajuda na evacuação. A quantidade ideal de consumo de abacate é de duas a três colheres por semana.

3.      Abacaxi

5 melhores frutas para efeito laxante

 

Essa é uma das melhores frutas para ajudar na saúde do intestino, pois contém bromelinas, enzima que contribui para melhor digestão e favorece a digestão. É recomendado consumir até duas fatias por dia ou tomar um suco dessa fruta.

4.      Mamão

Uma das principais e melhores frutas para efeito laxante que existem. Essa fruta contém uma substância conhecida como papaína, grande aliada do nosso intestino, pois auxilia na digestão de proteínas e na redução de tempo de exposição do bolo fecal. Isso acontece porque ocorre uma melhora na absorção dos nutrientes e o efeito ajuda a digestão a funcionar melhor. O ideal é consumir meia a uma unidade de mamão por dia.

5.      Laranja

Essa fruta é rica em água, sendo assim, hidrata o intestino e as fezes, fornecendo fibras para o bom funcionamento intestinal. A laranja possui 2,2 g de fibras, mais do que contém uma fatia de pão integral. Mas é preciso lembrar que o suco dessa fruta não possui fibra, pois ao espremer o bagaço acaba sendo desperdiçado com a sua casca.

Gostou do artigo com as melhores frutas para efeito laxante? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!