5 frutas que podem causar prisão de ventre



Você sofre com prisão de ventre ou intestino solto? Sabia que a alimentação pode influenciar a sua saúde intestinal? Sabia que há frutas que podem causar prisão de ventre? Neste artigo falaremos tudo sobre a alimentação inadequada, principalmente o consumo de algumas frutas que podem influenciar na saúde do seu intestino e causar a tão temida prisão de ventre.

Alimentação e saúde intestinal

O que consumimos determina quanto de vitaminas, energia ou minerais o nosso corpo precisa para funcionar. As nossas escolhas alimentares também influenciam diretamente no comportamento das bactérias da flora intestinal. Ultimamente, diversos grupos de pesquisa têm se dedicado a estudar esse conjunto de microrganismos que estão presentes em nosso intestino, principalmente sobre o papel principal que eles têm sobre a nossa saúde.

Já se sabe que a atividade dessas bactérias influencia no trabalho do nosso sistema imunológico e a obesidade e também há estudos que buscam entender melhor a relação entre o mau funcionamento da flora intestinal e o surgimento da dor crônica.

Diversas perguntas ainda estão sem resposta, mas já se sabe que, assim como em uma floresta, na qual diversas espécies de animais e de plantas ajudam a manter o equilibrio do ecossistema, assim também é o impacto da flora intestinal sobre a nossa saúde. Quanto maior for a sua diversidade, melhor.

Prisão de ventre e intestino solto

A prisão do ventre ocorre quando os movimentos do intestino se tornam menos frequentes ou difíceis e assim se tem fezes ressecadas, que requerem muito esforço na hora de evacuar, normalmente relacionado a um desconforto e cólica. Há diversas causas para a prisão do ventre, como bloqueios do cólon ou reto, câncer retal ou de cólon, fissura anal, tumores, estenose do intestino, problemas neurológicos como o AVC, problemas musculares, condições hormonais e até mesmo a má alimentação. Já o intestino solto (ou incontinência intestinal) é a perda involuntária de fezes ou gases.

Caso você sofra algum desses problemas é preciso consultar um médico.

Quais são as frutas que podem causar prisão de ventre?

Abaixo, listamos as frutas que podem causar prisão de ventre. Confira:

1.      Banana

Essa é uma das principais frutas que podem causar prisão de ventre, pois ela é composta por muita fibra, mineral e vitamina.

2.      Jabuticaba

5 frutas que podem causar prisão de ventre

Essa fruta é rica em pectina, fibra solúvel capaz de auxiliar aqueles que sofrem com intestino solto. Uma das frutas que podem causar prisão de ventre também caso o seu consumo seja em excesso. Além disso, a jabuticaba é rica em antioxidantes que são capazes de combater radicais livres.

3.      Maçã

Essa fruta é rica em fibras e ideal para quem sofre com problema de intestino solto. Mas também é uma das frutas que podem causar prisão de ventre quando consumida em excesso. Para quem sofre com intestino solto, o ideal é consumir a fruta com a casca e descartar somente as sementes e os talos.

4.      Pera

Essa fruta contém vitamina A, C, B1, B2 e B3 e tem uma boa fonte de fibras, auxiliando no equilíbrio do fluxo do intestino, ou seja, soltando-o. Ao consumi-la em excesso, pode-se causar prisão de ventre – sim, o efeito é contrário ao esperado.

5.      Goiaba

5 frutas que podem causar prisão de ventre

Essa fruta é rica em vitamina C e aliada ao sistema imunológico por conta de suas fibras. Lembrando que quando consumida em excesso pode ocorrer prisão de ventre (ou intestino preso).

Portanto, é necessário, como vemos, a escolha bem equilibrada de frutas para que você possa ter de volta o tão sonhado equilíbrio do trato intestinal.

Gostou do artigo com frutas que podem causar prisão de ventre? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário