5 frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento



Muita gente deseja ter o corpo dos sonhos, não é mesmo? Sabia que a saciedade é uma das chaves para alcançar esse objetivo? Neste artigo falaremos tudo sobre as melhores frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento.

A saciedade

A fome é uma sensação fisiológica que nos faz procurar e consumir alimentos para satisfazer as nossas necessidades do dia a dia de nutrientes e energia. A diminuição da concentração de nutrientes no sangue como aminoácidos, glicose, gordura ou até mesmo da temperatura interna já são o suficiente para fazer com que o indivíduo procure alimentos.

Nós comemos não apenas quando estamos sentindo fome, a ingestão é impulsionada também pelo horário, visão e cheiro dos alimentos, além do próprio entorno social, que pode fazer com que a pessoa deseje certos alimentos mais calóricos.

A saciedade é o processo inverso da fome e é causado por diversos elementos, assim como a distensão da parede gástrica causada pelo armazenamento do alimento ingerido. Ou seja, sensação de que está satisfeito com o que ingeriu é aquele momento que dizemos que estamos cheios e que não necessitamos de mais alimentos.

A importância da saciedade

A saciedade é uma das chaves do segredo do emagrecimento sem a contagem de calorias e sem passar fome. É a capacidade que um alimento tem de manter o estômago cheio, ou seja, mantém você algumas horas sem fome.

Se você deseja emagrecer, não adianta ingerir alimentos que não forneçam a saciedade alimentar – até podem dar a sensação de estômago cheio, mas logo você acaba ficando com fome novamente (40 minutos a 2 horas depois). Ou seja, consumindo os alimentos certos que fornecem a saciedade acaba auxiliando no emagrecimento até porque não ocorre o consumo em excesso.

Frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento

Abaixo, listamos as melhores e principais frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento. Confira:

1.      Abacate

O abacate é uma das principais frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento por conter maior teor de gordura (8,4 g por porção), o que é ótimo, pois o nutriente fornece a saciedade e essa gordura faz bem para a saúde. Além disso, contém triptofano, um aminoácido que atua em nosso cérebro aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo a vontade de ingerir doces.

2.      Abacaxi5 frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento

 

Essa é uma das melhores frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento, pois as fibras do abacaxi ajudam a prolongar a saciedade. Também contém uma quantidade importante de água, que, no estômago, forma um gel viscoso com as fibras e prolonga a digestão.

3.      Coco

Essa é tecnicamente uma das frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento, pois, assim como o abacate, é uma das poucas frutas que contêm um teor relevante de gordura. O coco também contém fibras e pode ser ingerido fresco ou desidratado entre as refeições, mas sem exageros.

4.      Banana

Uma das frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento por também conter triptofano e é rica em fibras. Todas as variedades de banana contêm esse nutriente, mas a banana-nanica e a banana-maçã são as melhores. A banana contém amido resistente e carboidrato complexo presente em cereais integrais, que demora a ser digerido, assim matando a fome por mais tempo.

5.      Goiaba5 frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento

Tanto a vermelha quanto a branca é uma das frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento, pois são ricas em fibras (mais de 6 g em cada porção de 100g). O recomendado é consumir essa fruta com a casca. Além disso, contém poucas calorias.

Gostou do artigo com frutas que mais ajudam na saciedade e emagrecimento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um Comentário