5 dicas de laxantes naturais



Indicados para pessoas que sentem bastante dificuldade para evacuar devido à prisão de ventre, os laxantes agem no estimulo da evacuação e combatem os efeitos indesejáveis causados pelo mal funcionamento do intestino. A constipação e obstinação intestinal podem causar várias complicações na saúde, como o inchaço na região abdominal e dores intestinais. Isso acontece principalmente por causa do ressecamento das fezes, que faz com que o indivíduo tenha que fazer bastante esforço durante a evacuação, causando muito desconforto e cólicas.

A prisão de ventre pode ser causada por vários fatores, como o estresse, ingestão insuficiente de líquidos, uso excessivo de alguns medicamentos e produtos farmacêuticos, falta de alimentação rica em fibras, alterações hormonais, entre outros. Se você é uma das pessoas que sofrem com esse problema, então está no lugar certo!

Neste post você vai conhecer algumas dicas de laxantes naturais que vão ajudar a melhorar o seu trânsito intestinal e combater a sua prisão de ventre. Além de favorecer a sua saúde intestinal, esses alimentos possuem a vantagem de serem totalmente naturais e por isso não representam nenhum risco a sua flora intestinal ou de deixar o seu organismo viciado, como acontece com alguns medicamentos.

Vinagre de maçã

Nosso primeiro item da lista de dicas de laxantes naturais é um alimento simples que toda cozinha tem: vinagre de maçã. Ele é uma fonte rica de ácido málico, peptina, ácido acético e de cálcio, que juntos, ajudam a estimular o bom funcionamento e o equilibro do intestino, melhorando seu transito intestinal e facilitando a evacuação. O recomendado é adicionar três colheres de vinagre de maçã em um copo de água e tomar de manhã.

Ameixas

5 dicas de laxantes naturais

As ameixas possuem um teor alto de antioxidantes, potássio, sódio, vitamina K, vitamina A e fibra dietética em sua composição. Cada unidade de ameixa tem aproximadamente 1,2 g de fibras. Essa forte constituição é o que faz com que as ameixas tenham um eficiente efeito laxante, sendo altamente recomendadas para o combate de prisão de ventre e para quem sofre com hemorroidas. O ideal é consumir duas a ameixas em jejum, em aproximadamente 15 minutos antes do almoço. O melhor é comprar a ameixa desidratada e sem açúcar, pois é uma versão menos calórica e que irá evitar o ganho de peso.

Babosa

A babosa já é conhecida por causa de várias de suas propriedades medicinais, como cura de queimaduras e feridas na pele. Mas você sabia que a babosa também é ótima para combater a prisão de ventre? Isso mesmo! A babosa também possui propriedades laxantes eficientes em evacuar o intestino naturalmente, sendo um dos itens mais valiosos da nossa lista de dicas de laxantes naturais.

Para preparar o remédio, você deve enxaguar a planta com água fria e depois extrair o gel transparente de dentro dela, é ele o responsável pelos efeitos laxantes. Depois bata no liquidificador junto com um suco de uma fruta cítrica, como limão ou laranja. O recomendado é tomar a bebida em jejum, para que o suco não se misture a outros alimentos ou bebidas consumidas recentemente.

Chá verde

5 dicas de laxantes naturais.

Se fosse para citar todos os benefícios do consumo de chá verde para a saúde, a lista ficaria enorme. Mas já que estamos focando em dicas de laxantes naturais, vamos explicar o motivo de o chá verde funcionar bem no combate à prisão de ventre. Quando infundida em água fervente, as ervas do chá verde ajudam a diluir as fezes, fazendo com que elas passem com mais facilidade pelo colo. Assim, o indivíduo terá que fazer muito menos esforço para conseguir evacuar. O recomendado é tomar uma xícara de chá verde antes de dormir, para a ação dele aconteça durante a noite e os efeitos já comecem a aparecer logo pela manhã.

Kiwi

O último item das nossas dicas de laxantes naturais é o kiwi, uma fruta rica em actiniidina, uma enzima que estimula os receptores do cólon e melhora o trânsito intestinal. Além disso, o kiwi ajuda a amaciar e aumentar o volume das fezes e a reter água no bolo fecal, reforçando a sua ação laxante. O recomendado é consumir dois kiwis em jejum pela manhã, no decorrer de uma semana.

O que você achou sobre nossas dicas de laxantes naturais? Conhece outros alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre? Deixe seu comentário.

Deixe um Comentário