Conheça causas de dor de cabeça que você nem imagina



Possivelmente a dor mais comum que temos durante nossa vida, a dor de cabeça é sorrateira e perigosa. Ela começa com apenas um incômodo e quando percebemos, estamos nos entupindo de analgésicos que de tanto tomarmos a cada mínimo resquício de dor, uma hora nem fazem mais efeito. É uma dor recorrente na vida de muitas pessoas e por muitos motivos, mas quais são as causas para dor de cabeça que poucas pessoas sabem?

1.      Calor

Vivemos em um país quente por natureza, porém, em determinadas épocas do ano onde a temperatura se sobressai ou em locais cujo o calor é abundante, a temperatura pode ser a causadora de uma forte dor de cabeça. Isso acontece devido ao calor causar uma desidratação leve ao nosso corpo, dilatando assim os vasos sanguíneos cerebrais, sendo uma das causas para dor de cabeça que muitas vezes passa despercebida. Mas em contraponto ao calor, mudanças de temperatura bruscas ao frio também causam a dor, então cuidado ao sair de um calor muito forte e ligar o ar condicionado logo na temperatura máxima. Pode ser tentador, mas colocar uma temperatura mais leve de inicio é o ideal para evitar dores e choque térmico.

5 causas para dor de cabeça que você nem imagina

2.      Cansaço

Entre as causas para dor de cabeça, quando sofremos de insônia e/ou passamos por uma má noite de sono, o corpo não recupera as energias necessárias e o cérebro não descansa o tempo necessário. Dessa forma, a concentração se torna mais difícil e acabamos forçando nosso cérebro para se atentar nas bombas de informações e para processar tudo, causando cansaço e irritabilidade, além de que pelo simples fato de não dormir direito, ficamos mais propensos ficarmos estressados e sobrecarregarmos nossa mente. Busque dormir o tempo que seu corpo precisar e de maneira tranquila, para que assim no próximo dia não haja tantos problemas e complicações.

3.      Certos alimentos

Se a dor de cabeça for frequente, uma das causas pode ser o excesso (e a falta) de certos alimentos. O consumo excessivo de alimentos estimulantes é uma das causas para dor de cabeça, e quando o corpo se vê sem eles após grandes consumos, a dor também se faz presente. Os alimentos que devem ser evitados durante uma dor de cabeça são: chocolate, café e chás pretos, embutidos, queijos amarelos, álcool, frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete. Mantenha uma alimentação equilibrada e sem exageros ou restrições, que os benefícios virão além de não sentir dor de cabeça.

5 causas para dor de cabeça que você nem imagina

4.      Esforços físicos exagerados

Depois de fazer aquela serie na academia, correr alguns quilômetros ou até mesmo depois do sexo, pode ser que o esforço físico ali gerado seja uma das causas para dor de cabeça, sendo a chamada cefaleia pós-esforço. É importante medir o esforço executado durante o exercício, e se manter sempre hidratado antes, durante e depois, e tomar cuidado também com a alimentação, pois exercícios pesados em jejum além de podem causar outros malefícios além da dor de cabeça.

5.      Postura irregular

Sabe quando sua mãe dizia para ajeitar sua postura? Ela estava tremendamente certa. Além de outros malefícios que andar com a coluna de modo errôneo causa, pode ser um motivo para as dores, pois uma postura irregular da coluna acarreta a uma cefaleia tensional, que ocorre quando os nervos da coluna ficam comprimidos, e assim a dor se irradia até a cabeça. Procure assim praticar exercícios para a postura, e se preciso, procure um(a) fisioterapeuta.

Sofre de dor de cabeça por alguns desses motivos? Sabe de outras causas para dor de cabeça que não citamos aqui? Tem alguma dúvida? Comente aqui embaixo e nossa equipe buscará te responder o mais rápido possível!