4 vantagens de leite vegetal feito em casa



Você já ouviu falar sobre o leite vegetal? Sabe qual é a diferença com o leite que normalmente consumimos? Neste artigo falaremos tudo sobre o leite vegetal, diferenças para com o leite normal e também sobre as maiores vantagens de leite vegetal feito em casa. Confira a partir de agora!

O leite vegetal

O leite de vaca tem sido alvo de críticas, por mais que seja o mais comum e campeão de consumo, pode vir a causar malefícios para a nossa saúde, principalmente para aqueles que têm intolerância à lactose e alergia ao leite.

Para isso, os leites vegetais se tornaram ótimas opções para quem busca ter uma dieta saudável e diferente.  São identificados como semelhantes ao leite comum, de origem animal.

É possível preparar o leite vegetal em casa mesmo e então até armazenar no congelador. A maioria deles é feita com grãos, que passam algumas horas na água e suas receitas são bem fáceis e rápidas de preparar.

Tipos de leites vegetais

Os tipos de leites vegetais são:

  • Leite de soja: não tem colesterol e contém quantidade mínima de gordura saturada. Ideal para quem sofre com a intolerância à lactose ou alergia ao leite;
  • Leite de castanha-do-pará: rica em gorduras boas e vitaminas B1 e E, além de ser rico em selênio e fibras;

4 vantagens de leite vegetal feito em casa

  • Leite de aveia: ideal para quem busca perder peso, pois fornece bastante energia e prolonga a sensação de saciedade, além de conter vitamina E, controlar a diabetes e reduzir o colesterol;

4 vantagens de leite vegetal feito em casa

  • Leite de amêndoas: não contém gordura saturada, colesterol, lactose e contém grande quantidade de potássio, além de ser rico em fibras e apresentar sabor mais adocicado;

4 vantagens de leite vegetal feito em casa

  • Leite de arroz: feito a partir da mistura do arroz semibranqueado com água.

Como vemos, o leite vegetal pode ser produzido a partir de diversas fontes, o que facilita sua vida e proporciona muitas opções se sabor.

Vantagens de leite vegetal feito em casa

Abaixo, listamos as maiores vantagens de leite vegetal feito em casa. Confira:

1.       Não contém aditivos químicos

Uma das vantagens de leite vegetal feito em casa é que não apresenta aditivos químicos. Comidas industrializadas não devem fazer parte da dieta, pois contêm substâncias que podem causar inflamação nos tecidos orgânicos. Para quem busca se alimentar de forma saudável, o leite vegetal é ideal. O leite de coco, amêndoa, soja, nozes, entre outros podem ser feitos em casa e guardados dentro do congelador sem precisar adicionar outro produto/substância.

2.       Nutritivo

Uma das vantagens de leite vegetal feito em casa é que ele é nutritivo. Podem não ter as mesmas propriedades do leite de vaca, porém há diversos outros nutrientes que são essenciais para a nossa saúde.

Além disso, os leites vegetais não contêm lactose, são ricos em minerais e vitaminas e até mesmo proteínas que podem ser encontradas no leite de soja.

3.       Rico em gorduras insaturadas

Uma das vantagens de leite vegetal feito em casa é que é um alimento que contém grande quantidade de gorduras boas e fibras, que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue e no colesterol. Além disso, esse tipo de leite é benéfico principalmente para pessoas que apresentam problemas musculares e pressão alta.

O leite que mais contém esses benefícios é o de amêndoas.

4.       Previne doenças do coração

O leite vegetal que fornece esse benefício é o leite de castanha-de-caju, por conter proteína, ômega 9 e ácidos graxos essenciais. É a maior fonte de ferro, cobre e zinco. Além disso, contém quantidades significativas de manganês, magnésio e fósforo. Ajuda a acelerar o metabolismo e melhora o humor.

E então? Gostou do artigo sobre os benefícios do leite vegetal feito em casa? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!