4 razões por que você sente dor no abdome e dor nas costas



Você já sentiu dor no abdome ou já sentiu dor nas costas em algum momento da sua vida? Você imagina quais são as razões para essas dores surgirem? Nesse artigo falaremos tudo sobre essas duas partes do nosso corpo e sobre as razões que levam essas dores a surgirem em seu corpo.

O abdome

4 razões por que você sente dor no abdome e dor nas costas

O abdome (ou abdómen) é a parte do tronco entre a pelve e o tórax. A cavidade é conhecida como cavidade abdominal e é a maior cavidade do corpo humano. Possui a maioria dos órgãos do sistema digestivo, não possui proteção óssea em sua parede anterior, a qual é muscular, apenas a parede posterior possui uma estrutura óssea, a coluna vertebral, em sua região lombra e sacra.

As costas

razões por que você sente dor no abdome e dor nas costas

As costas são a maior área posterior do corpo humano que fica acima das nádegas até a base do pescoço e ombros. As costas se constituem na superfície oposta ao peito, sendo sua altura definida pela coluna vertebral, conhecida também como espinha dorsal, e sua largura sendo suportada pelos ombros e pela caixa torácica.

Razões por que você sente dor no abdome e dor nas costas

Abaixo listamos as razões que levam você a sentir dor no abdome e dor nas costas. Confira:

1.       Pedras nos rins

Quando se está com uma crise renal é comum o individuo sentir dor nas costas de forma intensa no final da coluna mais para o lado esquerdo ou direito, mas há casos que pode irradiar para a região abdominal.

A inflamação da bexiga, dos rins ou ureteres que causam infecção urinária também pode causar dor no pé da barriga. É extremamente necessário ir ao hospital mais próximo nesses casos, pois a cólica renal é muito forte e é preciso tomar medicamentos ou até mesmo realizar uma cirurgia para remover a pedra.

2.       Gases

Em alguns casos o acúmulo de gases intestinais também pode causar dor no abdome e até mesmo dor nas costas, deixando a barriga inchada. A dor pode ser em pontadas ou fisgadas e é normalmente localizada numa parte das costas ou da barriga.

Esse tipo de problema pode ser eliminado naturalmente com o consumo de chá de erva-doce e caminhada de 40 minutos, mas caso a dor não cesse você pode consumir água de ameixa que ajuda a eliminar as fezes. Consumir refeições ligeiras com alimentos frescos e beber pequenas quantidades de água ao longo do dia, chá de camomila ou cidreira pode auxiliar no alivio da dor.

3.       Fratura da coluna

A fratura da coluna é mais comum em casos de acidente de trânsito, idosos com osteoporose e até mesmo quando há doenças mais graves assim como o câncer nos ossos. Ocorre uma intensa dor nas costas e pode ou não causar dor no abdome.

Em caso de câncer, a dor não melhora com o repouso e o individuo pode até mesmo não conseguir dormir por causa dela. É muito importante ir ao médico para o mesmo realizar exames assim como Raios-X para evidenciar as fraturas e utilizar coletes para se recuperar.

4.       Doenças do intestino

4 razões por que você sente dor no abdome e dor nas costas

As doenças intestinais, assim como a Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdome podendo até irradiar para as costas, sendo mais difusa. Além da dor no abdome com ardência, cólicas ou pontadas também podem surgir fezes duras ou moles, desconforto no pé da barriga e a barriga fica inchada.

É muito importante observar os seus hábitos intestinais para identificar se é caso de prisão de ventre, diarréia ou gases. Uma dica é consultar um gastroenterologista para identificar outros sintomas, realizar exames e iniciar o tratamento adequado para o seu caso.

Em caso de intolerância ao glúten, por exemplo, é preciso remover toda alimentação que possui glúten; o ideal nesse caso é consultar um nutricionista para indicar mudanças essenciais para cada alteração intestinal.

Gostou do artigo sobre dor nas costas e dor no abdome? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!