Conheça causas comuns de dor de ouvido e as soluções



Você já deve ter tido dor de ouvido um dia, não é mesmo? E sabe o quanto incomoda esse tipo de dor. Você sabe quais são as razões para você ter dor de ouvido? Neste artigo falaremos tudo sobre dor de ouvido, seus sintomas, as razões e quais são as suas soluções.

4 razões para você ter dor de ouvido: e suas soluções

O que é?

A dor de ouvido é um sintoma que surge após estar muito tempo ao frio, quando entra água ou objetos como palitos e cotonetes no canal auditivo que podem causar infecções ou rompimento no tímpano, mas também há outros tipos de causas. Normalmente esse tipo de dor ocorre em crianças, pois possuem chances maiores de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo.

Sintomas

Para identificar esse tipo de dor é preciso estar atento aos sinais assim como:

  • Coceira no ouvido;
  • Dificuldade para dormir;
  • Perda de apetite;
  • Falta de equilibrio;
  • Dificuldade para ouvir sons mais baixos;
  • Febre acima de 38ºC.

4 razões para você ter dor de ouvido e suas soluções

Abaixo listamos as razões para você ter dor de ouvido e suas soluções. Confira:

Razões

A dor de ouvido possui diversas razões e, em alguns casos, podem ser identificadas por meio dos seus sintomas e de quando surgem. As principais razões são:

1.       Otite

Nesse caso quando ocorre dor de ouvido e na garganta provocando uma febre acima de 38ºC, é uma dor em forma de pontada e há mau hálito.

2.       Diferença de pressão

Essa causa ocorre quando se anda de avião e ocorre quando o mesmo está decolando ou aterrissando.

3.       Mandíbula

Quando esse tipo de dor ocorre ao mesmo tempo em que dói a mandíbula, pode indicar problemas na articulação da mandíbula, assim como deslocamento ou artrite que geram uma piora da dor ao abrir a boca para mastigar ou bocejar.

4.       Ao engolir

Esse tipo de dor ao engolir pode ser sintoma de uma infecção na garganta assim como a amigdalite, que também provoca uma dor no ouvido por ser um órgão próximo do local.

Soluções

Compressa morna

Uma das formas de melhorar esse tipo de dor é preparar uma simples compressa morna, pois fornece calor o suficiente para o aumento da circulação na orelha, ajudando a descongestionar o ouvido. Pegue um pano limpo quente e coloque sobre a orelha durante 5 a 10 minutos.

4 razões para você ter dor de ouvido: e suas soluções

Camomila

A camomila possui um efeito descongestionante e relaxante que facilita a retirada de secreções do ouvido e também do nariz, reduz a pressão e alivia a dor. Além disso, inalar o vapor da camomila ajuda a hidratar os canais que ligam o nariz ao ouvido, reduzindo a irritação que pode estar causando a dor.

Chiclete

Mascar chiclete é uma das maneiras mais simples e fáceis para aliviar a dor no ouvido. Isso ocorre porque o movimento de mascar auxilia a massagear os músculos ao redor do ouvido ajudando abrir as tubas de Eustáquio que são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e permitem a retirada das secreções que se acumulam no ouvido, e assim, alivia a dor.

Palito de gengibre

O gengibre é uma raiz que tem diversos benefícios analgésicos e anti-inflamatórios que permitem aliviar diversos tipos de dor, incluindo a de ouvido. Para utilizar o gengibre, corte um palito com cerca de 2cm da raiz fazendo pequenos cortes na lateral e insira no interior do ouvido por 10 minutos.

Consultar um médico

É muito importante consultar um médico, independente do tipo de dor, pois o mesmo diagnosticará a causa da dor e indicar qual é o tratamento adequado para cada situação. Normalmente os profissionais indicam o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos. O médico deve ser consultado assim que notar que a dor dura mais que 3 dias, se apresentou piora nas primeiras 48 horas, se surgiu sintomas como a febre alta, dor de cabeça, tonturas ou inchaço no ouvido.

Gostou do artigo sobre dor de ouvido e as suas soluções? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!